A caracterização do criminoso nato e a violência policial fundada na necropolítica

Autores

  • Mayne Coelho dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Criminoso, Necropolítica, Polícia, Violência, Criminologia

Resumo

Apresenta uma visão histórica acerca de como os estudos sobre raças dos médico-legais Cesare Lombroso e Nina Rodrigues foram utilizados para embasarem a criminalização e repressão aos negros. Objetiva destacar os processos violentos usados pelo Estado para a manutenção e controle da morte. Para tanto, utiliza a pesquisa bibliográfica associada ao método dedutivo. Relata que, a necropolítica, enquanto forma do Estado matar, pode ser compreendida por meio da violência e assassinatos praticados pela polícia. Os trabalhos de criminalistas objetivavam corroborar a inferiorização de raças negras e não brancas para fundamentar o racismo e reduzir essas vidas ao descarte. Após a abolição, os mecanismos de punição e controle de corpos negros ainda penduraram e se solidificaram ao longo da história por intermédio da polícia. Salienta que a violência policial atual é perpetuada pelo Estado e, portanto, legitimada. Ademais, aborda a alienação e manipulação histórica negra para minimizar e naturalizar o racismo e os processos de extermínio do negro. Conclui que a compreensão das formas de matar do Estado e a conscientização histórica negra são os pilares da luta contra o racismo, os processos de inferiorização e genocídio aos negros.

Biografia do Autor

Mayne Coelho dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda da 7ª fase do curso de Direito Bacharelado da Universidade Estadual de Santa Cruz. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6536978201977853. E-mail: maynecoelho1@gmail.com.

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Publicado

2024-03-03

Como Citar

COELHO DOS SANTOS, . . A caracterização do criminoso nato e a violência policial fundada na necropolítica. Revista Avant, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 423–439, 2024. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7320. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Acadêmica

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