Sobre a Revista
A Revista Avant é uma publicação independente concebida pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. A ideia de criar um veículo para promoção do debate e divulgação de trabalhos científicos em diversas áreas jurídicas produzidos por graduandos(as/es) surgiu da constatação da carência, em algumas disciplinas, do estímulo à pesquisa desde as primeiras fases. Logo, para a valorização da pesquisa, é necessário estimular o debate e a utilidade social dos conhecimentos produzidos. Por meio de ferramentas como a que se apresenta — um espaço de divulgação de produções acadêmicas de qualidade realizada por graduandos(as/es) de numerosas faculdades de direito do país —, pretende-se alcançar tais objetivos.
A partir da verificação da existência de uma lacuna no meio acadêmico em relação a publicações que estejam dispostas a incentivar e divulgar trabalhos escritos por discentes de graduação. Essa omissão, seja ela voluntária ou impensada, perpetua incorreções na formação e na crítica de profissionais, as quais se mostram incapazes de concatenar as informações adquiridas em aula com as questões que cotidianamente atravessam a realidade.
A idealização desse espaço como uma possibilidade de incentivar a postura ativa no processo de aprendizagem surge da luta por um método de ensino que promova não somente a reprodução de conteúdos, mas a construção do raciocínio e da argumentação. A defesa da mudança de postura, por meio de ações mais proativas, contribuirá — ao entender da Avant — para a formação de profissionais mais capazes e competentes em sua atuação social. Assim, essa publicação surge como uma forma de complementar a formação em Direito e áreas afins, oferecendo incentivo para que discentes pesquisem e espaço para que divulguem seus trabalhos.
Linha Editorial
A Revista possui perfil interdisciplinar, tendo como eixo pesquisas acadêmicas no Direito. Não obstante, a temática é aberta, permitindo a recepção de trabalhos em temas diversos e com variados enfoques, cujo foco poderá contar com contribuições de áreas afins, as quais são essenciais para se compreender o sistema jurídico em sua totalidade e de forma mais conexa com a realidade, como: Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Economia, História, Relações Internacionais, entre outros. Todos os trabalhos, no entanto, devem abordar temas pertinentes ao estudo do Direito.
Quanto às modalidades de trabalhos que podem ser enviadas, a Revista Avant admite a submissão, além de artigos, de: resumos de monografias escritas por discentes, resenhas de livros acadêmicos, estudos de casos, comentários jurisprudenciais, comunicação de prática de pesquisa ou de extensão, resenha de obras artísticas, poemas, charges, desenhos e fotografias.
Submissão e Revisão
Somente serão aceitos pela equipe editorial e encaminhados para avaliação trabalhos escritos em português de discentes de graduação ou de egressos(as/es) que não estejam com a pós-graduação em andamento ou concluída, não existindo restrição quanto à instituição de ensino que o(a/e/s) autor(a/e/s) possua vínculo.
Artigos científicos e estudos de caso serão revisados pelo método duplo-cego (double-blind peer review) por um par de pareceristas da banca avaliadora da Revista ou ad-hoc, que emitirão pareceres avaliativos sobre a possibilidade de sua publicação. Os resumos, e críticas à jurisprudência também serão revisados pelo método duplo-cego (double-blind peer review), por apenas um parecerista da banca ou ad-hoc, que também emitirá parecer avaliativo acerca da possibilidade de publicação. As demais modalidades de trabalhos serão avaliados pelo método aberto (open review) própria equipe editorial, que verificará se há correspondência temática da submissão com o foco da Revista e respeito aos direitos humanos.
Para mais informações, leia as Diretrizes para Autores e a Informação para Autores.
Meio de Divulgação, Periodicidade e Normalização
A Revista é disponibilizada semestralmente neste site de modo público, gratuito e com acesso integral aos trabalhos em formato .pdf, bem como está indexada em diversos mecanismos, incluindo o Repositório Institucional da UFSC. A Revista também obedece aos padrões exigidos em termos de normalização e qualidade, conforme as normas pertinentes e atualizadas da ABNT.
Para saber mais, acesse Informação para Bibliotecários.
Estrutura Organizacional
Por ser um projeto de extensão universitária, as atividades da Avant são voltadas à integração da academia com a sociedade, destacadamente na promoção e incentivo à pesquisa científica por meio das edições semestrais do periódico, com a publicação dos trabalhos produzidos por discentes e egressos(as/es) de todo o Brasil e do exterior, e pela organização e realização de eventos próprios ou em parceria com outros projetos acerca de temáticas variadas e voltadas à área jurídica. Para tanto, a equipe editorial divide-se em três grupos de trabalho (GTs) permanentes, que possuem as seguintes atribuições:
GT Comunicação (Comunica)
Cabe ao Comunica manter e atualizar a identidade visual da Avant, zelando pela sua correta aplicação em todos os materiais de divulgação produzidos pelo projeto ou por parceiros. Também é atribuição do Comunica gerenciar as redes sociais da Revista, realizando a divulgação de suas atividades — lançamentos de edições, eventos, editais, etc. —, e atendendo o público em seus canais institucionais.
GR Editoração (Editora)
O Editora tem por função a organização geral dos fluxos editoriais da Avant, estabelecendo os calendários editalícios, alocando os(as/es) responsáveis da equipe editorial por acompanhar e organizar o fluxo editorial dos trabalhos submetidos, bem como os(as/es) pareceristas que os avaliarão. O Editora também é responsável por ajustar as normas de formatação do periódico face às atualizações da ABNT e gerar os certificados de participação dos fluxos editoriais e dos eventos realizados pela Revista.
GT Incentivo à Pesquisa (IAP)
É atribuição do IAP a organização e realização de eventos, como minicursos, palestras, mesas-redondas, etc., estimulando o desenvolvimento científico dos(as/es) estudantes desde a graduação e divulgar as atividades da Avant diretamente ao público universitário e à comunidade em geral. O IAP é, portanto, responsável pela seleção dos temas e ministrante(s) convidado(a/e/s), por buscar fontes de financiamento quando necessário e por coordenar com os demais GTs questões relacionadas aos eventos organizados.
Para mais informações sobre as atribuições dos(as/es) participantes do projeto, acesse a página Equipe Editorial.
Fluxo Editorial
Os fluxos editoriais constituem o cerne das atividades de qualquer revista acadêmica, já que é por meio deles que os trabalhos submetidos são devidamente avaliados, formatados, corrigidos e, finalmente, publicados. Conheça abaixo as etapas dos fluxos editoriais que a Avant possui:
- Submissão: aqui é realizada, pela equipe editorial, uma revisão inicial da submissão, verificando a adequação do envio face às Diretrizes para Autores, podendo ser, caso necessário, solicitadas correções;
- Avaliação: nesta etapa é feita (i) o(a/e/s) parecerista(s) responsável(is) ou a equipe editorial realizará(ão) a avaliação do trabalho; (ii) a solicitação das correções que podem depender ou não de uma nova rodada de avaliação; (iii) o envio de lembretes sobre as solicitações realizadas; (iv) a substituição do(a/e/s) avaliador(a/e/s); e (vi) o envio da decisão final acerca da submissão. Para mais informações, leia o Manual de Utilização;
- Edição de Texto: aqui é realizada uma nova revisão do trabalho para corrigir inadequações gramaticais e de formatação do trabalho, e, quando preciso for, a solicitação de tais correções e/ou a prestação de informações ao(à/e/s) autor(a/e/s) que auxiliem no ajuste global da publicação;
- Editoração: nesta etapa, o(a/e/s) bolsista(s) realiza(m) a diagramação do trabalho, adequando-o à identidade visual do periódico, cabendo ao(à/e/s) editor(a/e/s) de seção verificar se tudo está correto, sem quaisquer erros de formatação. Não é necessária a participação efetiva do(a/e/s) autor(a/e/s) nessa etapa, mas este(a/s) pode(m) entrar em contato caso identifique(m) alguma inadequação na composição final da publicação;
- Finalização: por fim, aqui são realizados os ajustes finais da publicação, corrigindo quaisquer erros existentes no título e resumo do trabalho, na biografia do(a/e/s) autor(a/e/s), nas palavras-chave, etc., bem como adicionando a composição final com a devida descrição da categoria do trabalho e seu(s) número(s) de página.