Sobre a Revista
A Revista Avant é uma publicação independente concebida pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. A ideia de criar um veículo para promoção do debate e divulgação de trabalhos científicos em diversas áreas jurídicas produzidos por graduandos(as/es) surgiu da constatação da carência, em algumas disciplinas, do estímulo à pesquisa desde as primeiras fases. Logo, para a valorização da pesquisa, é necessário estimular o debate e a utilidade social dos conhecimentos produzidos. Por meio de ferramentas como a que se apresenta — um espaço de divulgação de produções acadêmicas de qualidade realizada por graduandos(as/es) de numerosas faculdades de direito do país —, pretende-se alcançar tais objetivos.
A partir da verificação da existência de uma lacuna no meio acadêmico em relação a publicações que estejam dispostas a incentivar e divulgar trabalhos escritos por discentes de graduação. Essa omissão, seja ela voluntária ou impensada, perpetua incorreções na formação e na crítica de profissionais, as quais se mostram incapazes de concatenar as informações adquiridas em aula com as questões que cotidianamente atravessam a realidade.
A idealização desse espaço como uma possibilidade de incentivar a postura ativa no processo de aprendizagem surge da luta por um método de ensino que promova não somente a reprodução de conteúdos, mas a construção do raciocínio e da argumentação. A defesa da mudança de postura, por meio de ações mais proativas, contribuirá — ao entender da Avant — para a formação de profissionais mais capazes e competentes em sua atuação social. Assim, essa publicação surge como uma forma de complementar a formação em Direito e áreas afins, oferecendo incentivo para que discentes pesquisem e espaço para que divulguem seus trabalhos.
Linha Editorial
A Revista possui perfil interdisciplinar, tendo como eixo pesquisas acadêmicas no Direito. Não obstante, a temática é aberta, permitindo a recepção de trabalhos em temas diversos e com variados enfoques, cujo foco poderá contar com contribuições de áreas afins, as quais são essenciais para se compreender o sistema jurídico em sua totalidade e de forma mais conexa com a realidade, como: Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Economia, História, Relações Internacionais, entre outros. Todos os trabalhos, no entanto, devem abordar temas pertinentes ao estudo do Direito.
Quanto às modalidades de trabalhos que podem ser enviadas, a Revista Avant admite a submissão, além de artigos, de: resumos de monografias escritas por discentes, resenhas de livros acadêmicos, estudos de casos, comentários jurisprudenciais, comunicação de prática de pesquisa ou de extensão, resenha de obras artísticas, poemas, charges, desenhos e fotografias.
Submissão e Revisão
Somente serão aceitos pela equipe editorial e encaminhados para avaliação trabalhos escritos em português de discentes de graduação ou de egressos(as/es) que não estejam com a pós-graduação em andamento ou concluída, não existindo restrição quanto à instituição de ensino que o(a/e/s) autor(a/e/s) possua vínculo.
Artigos científicos e estudos de caso serão revisados aos pares e às cegas (blind peer review) por dois pareceristas da banca avaliadora da Revista ou ad-hoc, que emitirão pareceres avaliativos sobre a possibilidade de sua publicação. Os demais gêneros de trabalhos acadêmicos e de comunicação de práticas universitárias e jurídicas serão revisados às cegas por parecerista da banca ou ad-hoc, também emitindo parecer avaliativo acerca da possibilidade de publicação. Já os trabalhos culturais serão avaliados pela própria equipe editorial, que verificará se há correspondência temática da submissão com o foco da Revista e respeito aos direitos humanos.
Para mais informações, leia as Diretrizes para Autores e a Informação para Autores.
Meio de Divulgação, Periodicidade e Normalização
A Revista é disponibilizada semestralmente neste site de modo público, gratuito e com acesso integral aos trabalhos em formato .pdf, bem está indexada por diversos mecanismos, disponíveis na página Informação para Bibliotecários, e em especial no Repositório Institucional da UFSC. A Revista também obedece aos padrões exigidos em termos de normalização e qualidade, conforme as normas pertinentes e atualizadas da ABNT.
Estrutura Organizacional
Por ser um projeto de extensão universitária, as atividades da Avant são voltadas à integração da academia com a sociedade, destacadamente na promoção e incentivo à pesquisa científica por meio das edições semestrais do periódico, com a publicação dos trabalhos produzidos por discentes e egressos(as/es) de todo o Brasil e do exterior, e pela organização e realização de eventos próprios ou em parceria com outros projetos acerca de temáticas variadas e voltadas à área jurídica. Para tanto, a equipe editorial divide-se em três grupos de trabalho (GTs) permanentes, que possuem as seguintes atribuições:
GT Comunicação (Comunica)
Cabe ao Comunica manter e atualizar a identidade visual da Avant, zelando pela sua correta aplicação em todos os materiais de divulgação produzidos pelo projeto ou por parceiros. Também é atribuição do Comunica gerenciar as redes sociais da Revista, realizando a divulgação de suas atividades — lançamentos de edições, eventos, editais, etc. —, e atendendo o público em seus canais institucionais.
GR Editoração (Editora)
O Editora tem por função a organização geral dos fluxos editoriais da Avant, estabelecendo os calendários editalícios, alocando os(as/es) responsáveis da equipe editorial por acompanhar e organizar o fluxo editorial dos trabalhos submetidos, bem como os(as/es) pareceristas que os avaliarão. O Editora também é responsável por ajustar as normas de formatação do periódico face às atualizações da ABNT e gerar os certificados de participação dos fluxos editoriais e dos eventos realizados pela Revista.
GT Incentivo à Pesquisa (IAP)
É atribuição do IAP a organização e realização de eventos, como minicursos, palestras, mesas-redondas, etc., estimulando o desenvolvimento científico dos(as/es) estudantes desde a graduação e divulgar as atividades da Avant diretamente ao público universitário e à comunidade em geral. O IAP é, portanto, responsável pela seleção dos temas e ministrante(s) convidado(a/e/s), por buscar fontes de financiamento quando necessário e por coordenar com os demais GTs questões relacionadas aos eventos organizados.
Para mais informações sobre as atribuições dos(as/es) participantes do projeto, acesse a página Equipe Editorial.
Fluxo Editorial
Os fluxos editoriais constituem o cerne das atividades de qualquer revista acadêmica, já que é por meio deles que os trabalhos submetidos são devidamente avaliados, formatados, corrigidos e, finalmente, publicados. Conheça abaixo as etapas dos fluxos editoriais que a Avant possui:
- Submissão: aqui é realizada uma revisão inicial da submissão, verificando a adequação do envio face às Diretrizes para Autores;
- Avaliação: nesta etapa é feita (i) a designação do(a/e/s) avaliador(a/e/s) responsável pela análise do trabalho caso seja da categoria acadêmica ou de comunicação de práticas jurídicas; (ii) a avaliação o trabalho, caso seja da categoria cultural; (iii) a solicitação das correções que podem depender ou não de uma nova rodada de avaliação; (iv) o envio de lembretes sobre as solicitações realizadas; (v) a substituição do(a/e/s) avaliador(a/e/s); e (vi) o envio ao(à/e/s) autor(a/e/s) da decisão final acerca da submissão. Para mais informações, leia o Manual de Utilização da Revista Avant;
- Edição de Texto: aqui é realizada uma nova revisão do trabalho, que corrigir inadequações gramaticais e de formatação, e, quando preciso for, solicitará aos(às/es) autores(as) que faça(m) tais correções e/ou preste(m) informações que auxiliem no ajuste global do trabalho;
- Editoração: nesta etapa, os(as/es) bolsistas são alocados(as/es) para realizar a diagramação do trabalho, adequando-o à identidade visual do periódico, cabendo ao(à/e/s) editor(a/e) de seção verificar se tudo está correto, sem quaisquer erros de formatação. Não é necessária a participação efetiva dos(as/es) autores(as) nessa etapa, mas este(a/s) pode(m) entrar em contato caso identifique(m) alguma inadequação na composição final da publicação;
- Finalização: por fim, aqui são realizados os ajustes finais da publicação, corrigindo quaisquer erros existentes no título e resumo do trabalho, na biografia do(a/e/s) autor(a/e/s), nas palavras-chave, etc., bem como adicionando a composição final com a devida descrição da categoria do trabalho e seu(s) número(s) de página.