Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho obedece às regras descritas nas Diretrizes para Autores e nas Normas de Formatação.
  • O trabalho é original, inédito e não está ou será submetido à outra revista ou evento, estando anexado à submissão (se aplicável) Termo de Responsabilidade e Ineditismo que ateste isso.
  • A autoria do trabalho é de ao menos um(a) discente regularmente matriculado(a) na graduação ou de egresso(a) sem títulos ou vínculo com programa e/ou curso de pós-graduação. Tal restrição não se aplica a trabalhos culturais.
  • O trabalho usa fonte Times New Roman tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento 1,5 linhas; margens 2,5 cm; título e resumo em português e inglês; as figuras e tabelas estão posicionadas ao longo do texto e não no final dele, como anexos. Tais restrições não se aplicam a trabalhos culturais (exceto resenhas).
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e as URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Se necessárias alterações/correções sugeridas pelos(as) avaliadores, ou correções gramaticais sugeridas pelo Corpo Editorial, o prazo a ser observado será de 7 (sete) dias.

Diretrizes para Autores

1. SOBRE A REVISTA
A Revista Avant possui um perfil interdisciplinar e aberto, tendo como alguns dos seus principais objetivos o fomento da pesquisa no âmbito da graduação e o estímulo ao debate acadêmico sobre os mais relevantes temas no cenário jurídico atual. Para tanto, mantém o acesso público e gratuito aos textos integrais publicados na Revista, dando visibilidade à produção acadêmica e cultural de estudantes de graduação e promovendo o diálogo entre as pesquisas realizadas em diversas instituições de ensino.

Sua ênfase está no incentivo à produção acadêmica de qualidade, que se aproxime das demandas sociais e que se atente às controvérsias que permeiam a atuação jurídica no Brasil.

Para tanto, conta com três categorias de produção: Acadêmica, Cultural e de Práticas Jurídicas e Universitárias, que estruturam o envio de trabalhos, mas não correspondem necessariamente às seções em que a Revista estará dividida. Cada uma delas comporta as seguintes modalidades de trabalho: 

  • Acadêmica
    • Artigos científicos
    • Estudos de casos;
    • Resumos de monografias;
    • Resumos críticos de livros acadêmicos;
    • Críticas à jurisprudência.

  • Cultural
    • Resenhas de filmes ou obras literárias;
    • Poemas;
    • Prosas;
    • Charges;
    • Desenhos;
    • Fotografias.

  • Práticas Jurídicas e Universitárias
    • Comunicações de Práticas de Pesquisa;
    • Comunicações de Práticas de Extensão;
    • Exposições de Práticas realizadas em Núcleos de Prática Jurídica.

A Revista é oferecida ao público em formato eletrônico, disponível neste site, bem como no Repositório da UFSC.

2. NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO
2.1 Autoria dos trabalhos
A submissão de trabalhos é restrita a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação e a egressos sem títulos de pós-graduação ou vínculo com programa e/ou curso de pós-graduação na data de envio.

2.1.1 A restrição sobrescrita não se aplica aos trabalhos culturais.

2.1.2 Não há restrição ao número de coautores das submissões.

2.2 Tema dos trabalhos
Os trabalhos devem apresentar uma temática que se relacione com o Direito, mas que não necessariamente se restrinja a ele, podendo os autores(as), deste modo, dialogarem com outras disciplinas.

2.3 Encaminhamento dos trabalhos
Os trabalhos deverão ser enviados em por este site durante os períodos submissão que constarão nos editais públicados pela Revista. Os prazos estão sujeitos a prorrogação, de acordo com deliberação do Corpo Editorial.

2.4 Composição da submissão
Na submissão do trabalho deverão constar as seguintes informações:

  • Nome completo dos(as) autor(as), seguido, se houver, nos casos de submissões culturais, de pseudônimo;
  • Título do trabalho;
  • Área(s) específica(s) do Direito, se houver(em); 
  • Universidade, curso e período em que os(as) autores(as) estão matriculados(as);
  • Endereço eletrônico e telefone;
  • Órgão de fomento e orientador(a) do trabalho, nos casos aplicáveis.

2.4.1 Para artigos, estudos de caso e críticas à jurisprudência, deve ser anexada Termo de Responsabilidade e Ineditismo, atestando que o trabalho não está ou será submetido à outra revista ou evento. Admite-se a assinatura eletrônica.

2.4.1.1 Em caso de coautoria, cada autor(a) deve apresentar seu respectivo Termo, nos moldes do item 2.4.1;

2.4.1.2 Em caso múltiplas submissões, cada trabalho deve estar acompanhado de seu respectivo Termo, nos moldes do item 2.4.1.

2.4.2 Para trabalhos da categoria cultural, devem constar, em nota de rodapé, os currículos dos(as) autores(as), os quais devem abranger o endereço de e-mail, o Currículo Lattes e uma breve descrição acerca da obra, de no máximo 1 (um) parágrafo, apresentando os elementos subjetivos e/ou objetivos da obra e esclarecendo a relação do trabalho submetido com a área jurídica, no formato de nota explicativa de rodapé. Esta descrição servirá como critério de avaliação pelo Corpo Editorial; 

2.4.3 A submissão do trabalho será respondida com uma confirmação de recebimento até 7 (sete) dias após o término do período de envio, de modo que, caso os(as) autores(as) não recebam um retorno até essa data, devem entrar em contato novamente com a Avant, podendo ser utilizado para tanto o e-mail e/ou o Instagram da Revista.

2.5 Nome do arquivo com o trabalho
O arquivo deverá ser nomeado observando a seguinte forma: [modalidade de trabalho] - nome dos(as) autores(as).

2.6 Tipo de arquivo
Os arquivos de texto só serão admitidos com extensão .doc ou .docx, observando-se as normas de publicação e os parâmetros de editoração adiante estabelecidos. Não serão aceitos arquivos em .pdf, .odt ou outros formatos. No que se refere a imagens, tabelas ou gráficos que integrem o trabalho, deverão ser anexadas à submissão separadamente, também no seu formato original, nas extensões .jpg, .tiff ou .eps e em boa qualidade.

2.7 Idiomas
Apenas serão aceitos trabalhos escritos em português.

2.8 Limites de submissão
2.8.1 Os(as) autores(as) poderão submeter apenas 1 (um) trabalho de cada modalidade;

2.8.2 Apenas serão aceitos 2 (dois) trabalhos do(a) mesmo(a) autor(a) na mesma modalidade caso um deles tenha sido escrito em coautoria.

2.9 Formatação dos trabalhos
2.9.1 Todos os trabalhos deverão obedecer às normas de formatação respectivas à modalidade em que se enquadra o trabalho. Tais normas são de observância obrigatória, sob pena de o trabalho não ser aceito;

2.9.2 As informações a respeito de normas de formatação para cada modalidade de envio podem ser encontradas nos apêndices presentes na página de Normas de Formatação da Revista;

2.9.3 As modalidades de envio que não contam com normas específicas de formatação nos apêndices podem ser submetidas de forma livre.

3. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
3.1 Processo de avaliação dos artigos científicos e estudos de caso
Os artigos científicos e estudos de caso enviados serão avaliados na forma de revisão por pares no sistema duplo-cego, de acordo com o seguinte procedimento:

3.1.1 O Corpo Editorial apreciará se o trabalho submetido se adequa à política editorial da Revista e às normas básicas de formatação aqui expressas. Na hipótese de apresentar alguma falha de formatação, o Corpo Editorial devolverá o trabalho aos(as) autores(as), indicando um breve prazo para ser sanada e para que o trabalho possa ser encaminhado aos(às) pareceristas; 

3.1.2 Caso esteja adequado, o Corpo Editorial o remeterá, sem identificação de autoria, para 2 (dois) pareceristas, de acordo com a área de conhecimento e as especialidades de cada um, para uma avaliação qualitativa de forma e conteúdo; 

3.1.3 Após sua apreciação, os(as) avaliadores(as) devolverão ao Corpo Editorial os artigos que lhes foram enviados para exame, em prazo a ser estipulado pelo Corpo Editorial, com parecer escrito e fundamentado, indicando o trabalho à publicação ou não;

3.1.4 Na hipótese de apenas um(a) avaliador(a) entender pela rejeição do trabalho, este será encaminhado a um(a) terceiro(a) avaliador(a);

3.1.5 Caso seja observado plágio, o trabalho será rejeitado de ofício pelo Corpo Editorial;

3.1.6 Em caso de parecer favorável à publicação condicionada a modificações dos(as) autores(as), estes(as) serão notificados e deverão realizá‐las em prazo estipulado pelo Corpo Editorial, sob pena de não publicação do trabalho;

3.1.7 Após a devolução do trabalho corrigido pelos(as) autores(as), no caso de aprovação condicional, os(as) avaliadores(as) verificarão se as modificações solicitadas foram realizadas ou não. Caso os(as) autores(as) não realizem a modificação solicitada e não apresente justificativa aceitável para tanto, o trabalho poderá ser rejeitado; 

3.1.8 O Corpo Editorial selecionará os trabalhos a serem publicados levando em conta a diversidade de temas e a sequência cronológica de aprovação e os encaminharão para a divulgação, ficando-lhe reservado o direito de aguardar o próximo volume para publicar trabalhos já aprovados, caso julgue necessário.

3.2 Critérios de avaliação dos artigos científicos e estudos de caso

  • Relevância do tema para o estudo do Direito;
  • Ineditismo do trabalho enviado: não serão aceitos para publicação trabalhos que já tenham sido publicados em outros meios de divulgação (outros periódicos, sites jurídicos, anais de eventos, etc.), e que não apresentem modificações substanciais em sua estrutura ou conteúdo em comparação com a versão já publicada; 
  • Pertinência do título e adequação ao escrito;
  • Indicação de problema;
  • Clareza do objeto de estudo e dos objetivos;
  • Consistência teórica do trabalho: utilização de marco teórico e articulação correta de citações;
  • Metodologia utilizada: indicação de método e correspondência com possíveis resultados;
  • Correlação dos dados e resultados: existência de conclusão correlacionada com o problema e os objetivos propostos;
  • Conclusão que responda adequadamente à problematização apresentada;
  • Estruturação do trabalho adequada à proposta;
  • Qualidade da redação: organização coerente e coesa do texto;
  • Respeito às normas da linguagem culta.

3.3 Processo de avaliação dos resumos e críticas à jurisprudência
Os resumos e críticas à jurisprudência enviados serão avaliados, sem indicação de autoria, por 1 (um/uma) avaliador(a) indicado pelo Corpo Editorial, que deve considerá-los aprovados, aprovados com ressalvas ou reprovados de acordo com os critérios apresentados no item abaixo.
Os trabalhos avaliados como aprovados com ressalvas serão novamente remetidos aos(às) autores(as) para que faça as adequações propostas pelo(a) avaliador(a), que irá novamente analisar o trabalho para emitir seu parecer final quanto à aprovação ou rejeição para publicação.

3.4 Critérios de avaliação dos resumos e críticas à jurisprudência

  • Relevância do tema para o estudo do Direito;
  • Pertinência do título e adequação ao escrito;
  • Clareza do objeto de estudo e dos objetivos;
  • Qualidade da redação: organização coerente e coesa do texto;
  • Respeito às normas da linguagem culta.

3.5 Procedimento de avaliação das demais modalidades
As demais modalidades serão avaliadas pelos membros do Corpo Editorial.

3.6. Desclassificação do trabalho em caso de falta de respostas do autor
É de responsabilidade dos(as) autores(as) manter comunicação com a Revista Avant ao longo de todos os meses que precedem a publicação da edição, devendo responder às mensagens enviadas dentro do prazo concedido, sob pena de desclassificação de seu trabalho.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1 Caso não sejam atendidos os requisitos formais aqui descritos, o trabalho será rejeitado;

4.2 Findo o prazo e persistindo o trabalho em vício formal que impossibilite a sua aceitação, o trabalho será recusado definitivamente;

4.3 O Corpo Editorial se reserva o direito de indeferir a publicação de trabalhos de cunho ofensivo ou discriminatório;

4.4 Caso o Corpo Editorial julgue que o trabalho submetido se adequa melhor a uma modalidade diversa da que foi indicada pelos(as) autores(as), poderá categorizá-lo como julgar adequado, cabendo à Revista informar os(as) autores(as) sobre a modificação; 

4.5 Caso o trabalho não se adeque a nenhuma modalidade de envio, será sumariamente rejeitado;

4.6 Caso o número de trabalhos aprovados exceda o limite previsto para a presente edição, faculta-se ao Corpo Editorial a publicação de duas edições;

4.7 Considerando a possibilidade de publicação de duas edições, caso os(as) autores(as) venham a sofrer algum prejuízo em decorrência de ter o trabalho publicado apenas na edição posterior — por exemplo, na hipótese de serem bolsistas ou de estarem finalizando o curso —, caberá aos(as) autores(as) inserir justificativa no ato de submissão, a qual será analisada pelo Corpo Editorial da Revista Avant;

4.8 As lacunas e casos omissos serão julgados pelo Corpo Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.