Informação para Bibliotecários

A Revista Avant é um periódico de publicação semestral que possui um perfil interdisciplinar e de amplo e aberto debate sobre os mais relevantes temas no cenário jurídico atual. Para tanto, mantém o acesso público e gratuito aos textos integrais publicados, dando visibilidade à produção acadêmica e cultural de estudantes de graduação e promovendo o diálogo entre as pesquisas realizadas em diversas instituições de ensino.

As bibliotecas podem listar a Revista Avant em seus catálogos digitais de Acesso Livre. Este sistema de publicação é desenvolvido também para ser hospedado e operado por bibliotecas de pesquisa em apoio ao trabalho de publicação de revistas de corpo acadêmico.

Para maiores informações acerca do Open Journal Systems (OJS) — antigo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) — e do gerenciamento e publicação de revistas avaliadas por pares visite o Public Knowledge Project.

Bases de Dados

Bases de Dados Descrição
AURA é uma ferramenta desenvolvida pela AmeliCA para avaliar as políticas de acesso aberto e direitos de exploração das revistas científicas. Seu principal objetivo é analisar como essas políticas afetam o acesso aos arquivos das revistas e o auto-arquivamento em repositórios institucionais ou temáticos. A ferramenta examina aspectos como o acesso livre e gratuito aos artigos, os direitos que autores(as) mantêm sobre suas publicações e as licenças sob as quais os artigos são publicados, como as licenças Creative Commons. 
A EZB, da Universidade de Regensburg, oferece uma interface estruturada e unificada acerca dos tipos de acesso que cada periódico nela registrado disponibiliza.
O Diadorim, Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, é um serviço do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que reúne as políticas editoriais DE armazenamento e acesso dos perióricos acadêmicos brasileiros em repositórios institucionais de acesso aberto.
O ICI World of Journals, da Index Copernicus, possibilita a criação de um Journal Passport, na qual é possível agregar informações sobre o periódico, como: equipe editorial, site, quantidade e arquivos dos trabalhos publicados por edição.
A LatinREV é uma rede cooperativa de periódicos e associações acadêmicas do campo das ciências sociais e humanas criada pela Área de Estado e Políticas Públicas e pela Biblioteca de Ciências Sociales Enzo Faletto, da FLACSO Argentina.
O LivRe!, desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, permite a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos (revistas científicas, revistas de divulgação científica e boletins técnicos) de acesso livre organizados por tempo, idioma, fonte de indexação, sistema de avaliação, área do conhecimento conforme classificação do CNPq/CAPES, etc.
O Miguilim, Diretório das Revistas científicas Eletrônicas Brasileiras, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontravam dispersas em diferentes plataformas.
O ReserchBib é uma base de dados internacional independente, com sede no Japão, de revistas acadêmico-científicas em inúmeras áreas do conhecimento. A plataforma permite a pesquisa de periódicos e contém informações acerca do escopo, dos critérios de submissão, do fator de impacto que a publicação possui, entre outras.
O Sherpa Romeo, da JISC, agrega informações sobre o acesso, auto-arquivamento e direitos autorais de periódicos de todo o mundo.
A Sumários.org, da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto, permite inserir individualmente publicações de periódicos acadêmicos, adicionando informações como autoria, resumo em diferentes idiomas, etc.

Indexadores

Indexadores Descrição
A BASE, criada pela Universidade de Bielefeld, é uma ferramenta de busca de conteúdo multidisciplinar que utiliza o protocolo OAI-PMH na indexação de publicações em periódicos, incluindo metadados. A plataforma permite a pesquisa de diversas formas: autoria, assunto, ano, fonte, idioma, tipo de documento, acesso e outros.
O CORE é uma ferramenta de coleta e acesso a dados bibliográficos de pesquisas em repositórios e periódicos, possuindo a maior coleção de artigos científicos de livre acesso do mundo. A plataforma também possibilita a integração de ferramentas de machine learning (IA) no desenvolvimento de pesquisas.
O Google Acadêmico é um motor de busca que organiza informações da literatura acadêmica produzida mundialmente, sejam revistas e livros online revisados por pares, artigos científicos, resumos, pré-impressões, teses e dissertações, relatórios técnicos, jurisprudências, entre outras.
A La Referencia é uma iniciativa da RedCLARA, mantida por inúmeras universidades instituições de pesquisa da América Latina e da Espanha e que possibilita, por meio de padrões de interoperabilidade, o compartilhamento de suas produções científicas.
O OpenAIRE Explore integra, via machine learning (IA), dados de inúmeras publicações acadêmicas e permite a reinvindicação da autoria dos resultados por meio do ORCID.

Repositórios

Repositórios Descrição
O Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina garante o arquivamento permanente e de livre acesso da produção intelectual e científica da instituição.