Reflexões sobre psicologia jurídica e o Direito no cinema

o grupo e o outro como inimigo e sujeito de caça

Autores

  • Allan Soares Nascimento Universidade Federal Da Paraíba (UFPB)
  • Fábio Henrique de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Joseane Clemente da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente texto articula-se com o Direito na medida em que o filme A Caça, dirigido por Thomas Vinterberg, explora as complexidades psicológicas e jurídicas envolvidas em uma falsa acusação de abuso sexual. A narrativa segue a jornada de Lucas, um professor injustamente acusado por uma de suas alunas, e examina temas como o fenômeno das falsas lembranças, o julgamento social e o impacto do processo legal sobre a vida do acusado. A obra cinematográfica oferece uma reflexão profunda sobre como as questões jurídicas e psicológicas se entrelaçam em situações de injustiça e como a busca pela verdade real­ e a justiça concreta pode ser distorcida pela opinião pública e pelas emoções pessoais. Esta análise busca destacar esses elementos e sua relevância para o campo da psicologia jurídica, fornecendo insights valiosos sobre os desafios enfrentados pelos envolvidos em casos semelhantes no cotidiano.

Biografia do Autor

  • Allan Soares Nascimento, Universidade Federal Da Paraíba (UFPB)

    Graduando em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), estagiário voluntário na 59ª Promotoria de Justiça Criminal - 2ª Vara de Entorpecentes da Capital/PB - Ministério Público da Paraíba (MPPB), estagiário bolsista no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8003239357204042. E-mail: allan.soares@academico.ufpb.br.

  • Fábio Henrique de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

    Graduando em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), estagiário voluntário na 9ª Promotoria de Justiça Criminal - 2ª Vara de Entorpecentes da Capital/PB - Ministério Público da Paraíba (MPPB), estagiário remunerado da Lopes & Souza (firma especializada em imigração). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9487035405267169. E-mail: fabio.henrique123araujo@gmail.com.

  • Joseane Clemente da Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), estagiária voluntária na 9ª Promotoria de Justiça Criminal - 2ª Vara de Entorpecentes da Capital/PB - Ministério Público da Paraíba (MPPB), estagiária bolsista no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0156055666978277. E-mail: josy100soccer@gmail.com.

Referências

A CAÇA. Direção de Thomas Vinterberg. Produção de Morten Kaufmann. Roteiro: Tobias Lindholm. Música: Nikolaj Egelund. S.L.: Zentropa, 2012. (106 min.), son., color.

BALTAR NETO, Fernando Ferreira; DE TORRES, Rony Charles Lopes. Coleção sinopses para concursos: Direito Administrativo. 4. ed. Salvador: JusPodivm, 2013.

BOSCOV, Isabela. “A Caça”: A primeira e devastadora parceria de Mikkelsen e Vinterberg. In: Blog de Cinema e TV da jornalista Isabela Boscov, 2013. Isabela Boscov. Disponível em https://isabelaboscov.com/2013/03/29/a-caca. Acesso em: 5 fev. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 fev. 2024.

DE OLIVO, Luís Carlos Cancellier; MARTINEZ, Renato de Oliveira. Direito, literatura e cinema: o movimento direito e a literatura como modelo teórico para os estudos direito e cinema. Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL), 2015. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anacidil/article/view/177. Acesso em: 9 fev. 2024.

FIGUEIREDO, Bianca Fernandes. A implantação de falsas memórias de abuso sexual em crianças cujos pais estejam em conflito judicial: motivos, sintomas, consequências e repercussões criminais. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC). Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/299. Acesso em: 8 fev. 2024.

GONZÁLES, Sergio de Dios. Teoria do julgamento social: estar certo não é suficiente. A mente é maravilhosa, 2022. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/teoria-do-julgamento-social-estar-certo-nao-e-suficiente. Acesso em: 11 fev. 2024.

PELISOLI. Cátula da Luz Depoimento Especial e Escuta Especializada. YouTube, 2021 Disponível em: https://youtu.be/2iEI8NBCLkc. Acesso em: 5 fev. 2024.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Reflexões sobre psicologia jurídica e o Direito no cinema: o grupo e o outro como inimigo e sujeito de caça. Revista Avant, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 27–32, 2024. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7456. Acesso em: 2 nov. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)