Reflexões sobre psicologia jurídica e o Direito no cinema

o grupo e o outro como inimigo e sujeito de caça

Autores

  • Allan Soares Nascimento Universidade Federal Da Paraíba (UFPB)
  • Fábio Henrique de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Joseane Clemente da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente texto articula-se com o Direito na medida em que o filme A Caça, dirigido por Thomas Vinterberg, explora as complexidades psicológicas e jurídicas envolvidas em uma falsa acusação de abuso sexual. A narrativa segue a jornada de Lucas, um professor injustamente acusado por uma de suas alunas, e examina temas como o fenômeno das falsas lembranças, o julgamento social e o impacto do processo legal sobre a vida do acusado. A obra cinematográfica oferece uma reflexão profunda sobre como as questões jurídicas e psicológicas se entrelaçam em situações de injustiça e como a busca pela verdade real­ e a justiça concreta pode ser distorcida pela opinião pública e pelas emoções pessoais. Esta análise busca destacar esses elementos e sua relevância para o campo da psicologia jurídica, fornecendo insights valiosos sobre os desafios enfrentados pelos envolvidos em casos semelhantes no cotidiano.

Biografia do Autor

Allan Soares Nascimento, Universidade Federal Da Paraíba (UFPB)

Graduando em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), estagiário voluntário na 59ª Promotoria de Justiça Criminal - 2ª Vara de Entorpecentes da Capital/PB - Ministério Público da Paraíba (MPPB), estagiário bolsista no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8003239357204042. E-mail: allan.soares@academico.ufpb.br.

Fábio Henrique de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), estagiário voluntário na 9ª Promotoria de Justiça Criminal - 2ª Vara de Entorpecentes da Capital/PB - Ministério Público da Paraíba (MPPB), estagiário remunerado da Lopes & Souza (firma especializada em imigração). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9487035405267169. E-mail: fabio.henrique123araujo@gmail.com.

Joseane Clemente da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), estagiária voluntária na 9ª Promotoria de Justiça Criminal - 2ª Vara de Entorpecentes da Capital/PB - Ministério Público da Paraíba (MPPB), estagiária bolsista no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0156055666978277. E-mail: josy100soccer@gmail.com.

Referências

A CAÇA. Direção de Thomas Vinterberg. Produção de Morten Kaufmann. Roteiro: Tobias Lindholm. Música: Nikolaj Egelund. S.L.: Zentropa, 2012. (106 min.), son., color.

BALTAR NETO, Fernando Ferreira; DE TORRES, Rony Charles Lopes. Coleção sinopses para concursos: Direito Administrativo. 4. ed. Salvador: JusPodivm, 2013.

BOSCOV, Isabela. “A Caça”: A primeira e devastadora parceria de Mikkelsen e Vinterberg. In: Blog de Cinema e TV da jornalista Isabela Boscov, 2013. Isabela Boscov. Disponível em https://isabelaboscov.com/2013/03/29/a-caca. Acesso em: 5 fev. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 fev. 2024.

DE OLIVO, Luís Carlos Cancellier; MARTINEZ, Renato de Oliveira. Direito, literatura e cinema: o movimento direito e a literatura como modelo teórico para os estudos direito e cinema. Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL), 2015. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anacidil/article/view/177. Acesso em: 9 fev. 2024.

FIGUEIREDO, Bianca Fernandes. A implantação de falsas memórias de abuso sexual em crianças cujos pais estejam em conflito judicial: motivos, sintomas, consequências e repercussões criminais. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC). Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/299. Acesso em: 8 fev. 2024.

GONZÁLES, Sergio de Dios. Teoria do julgamento social: estar certo não é suficiente. A mente é maravilhosa, 2022. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/teoria-do-julgamento-social-estar-certo-nao-e-suficiente. Acesso em: 11 fev. 2024.

PELISOLI. Cátula da Luz Depoimento Especial e Escuta Especializada. YouTube, 2021 Disponível em: https://youtu.be/2iEI8NBCLkc. Acesso em: 5 fev. 2024.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

SOARES NASCIMENTO, .; DE ARAÚJO, . H.; CLEMENTE DA SILVA, . Reflexões sobre psicologia jurídica e o Direito no cinema: o grupo e o outro como inimigo e sujeito de caça. Revista Avant, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 27–32, 2024. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7456. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultural