Entre ausências e urgências

comportamento geral, letramento racial e a formação jurídica de excelência pelo podcast

Autores

  • Allan Soares Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Justificativa: A resenha crítica articula os elementos subjetivos e objetivos da obra em um diálogo direto com o direito antidiscriminatório, propondo um letramento racial emancipatório e uma educação jurídica de qualidade. Não obstante, o título faz referência à música Comportamento Geral, de Gonzaguinha, que, por sua vez, carrega um tom de denúncia e resistência, questionando as estruturas de poder que perpetuam a desigualdade e a alienação. Por meio de versos contundentes, Gonzaguinha provoca uma reflexão sobre a passividade diante das injustiças sociais, inspirando ações transformadoras. Os versos da música desvelam uma ironia presente na norma de conduta imposta para silenciar vozes divergentes, ressoando questões jurídicas relacionadas à liberdade, à cidadania e à luta contra a discriminação. Assim, a resenha explora como a obra transcende seu contexto histórico para dialogar com o presente, apontando a urgência de enfrentar a exclusão racial e social, temas intrínsecos ao direito antidiscriminatório. Ao propor um letramento racial emancipatório, a crítica argumenta que a formação jurídica deve ir além da técnica, abordando aspectos éticos, históricos e culturais que sustentam as desigualdades. Nesse sentido, a canção é utilizada como ferramenta pedagógica, capaz de sensibilizar futuros juristas para a construção de uma sociedade mais igualitária. Em suma, a resenha defende que o diálogo entre arte e direito contribui para uma educação jurídica comprometida com a justiça social e a promoção dos direitos fundamentais de todos.

Biografia do Autor

Allan Soares Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estagiário no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), extensionista no projeto de extensão Podcast em Pauta: Um Diálogo da Universidade com a Sociedade. Aluno no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto Direito Internacional da Ciência e a Educação - Percursos e Intersecções Multiníveis. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8003239357204042. E-mail: allan.soares@academico.ufpb.br.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial da União, 1988.

LETRAMENTO RACIAL (com Adilson Moreira),Entrevistado: Adilson Moreira, Entrevistadores: David Sobreira, PodCast Onze Supremos, [S. l.], 8 de novembro 2024. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0QRoVJszKGkTVSvfsYaSTi Acesso em: 20 de novembro 2024

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 20 de novembro 2024

BRASIL. Lei n.º 10.639, de 2003: Altera a Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BRASIL.Lei nº 9.394, de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

Publicado

2025-05-01

Como Citar

SOARES NASCIMENTO, . Entre ausências e urgências: comportamento geral, letramento racial e a formação jurídica de excelência pelo podcast. Revista Avant, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 15–20, 2025. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/8051. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Cultural

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)