Trajetórias acadêmicas
amefricanização da universidade e os desafios de pessoas negras no acesso e na permanência estudantil
Resumo
A palestra, intitulada “Trajetórias Acadêmicas: amefricanização da universidade e os desafios de pessoas negras no acesso e na permanência estudantil”, foi proferida ao Coletivo Negro Lélia Gonzalez do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina em modalidade virtual em 2 de setembro de 2021. A referida palestra foi transcrita por Patrick Suhre da Rosa, membro do Coletivo LEGON e graduando em Direito no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.
Referências
BERTÚLIO, Dora Lucia de Lima. Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.
BERTÚLIO, Dora Lucia de Lima. Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1989. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106299.
CIDADE DE JESUS, Edmo de Souza. Pelos becos da memória jurídica: as escrevivências de Eunice Prudente e Dora Bertúlio nas relações entre o campo científico e a formação do quilombo jurídico, Direito e Relações Raciais. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249865.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, p. 69–82, jan/jun. 1988.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
SILVA, Karine de Souza. “A mão que afaga é a mesma que apedreja”: Direito imigração e a perpetuação do racismo estrutural no Brasil. Revista Mbote, Salvador, Bahia, v. 1, n. 1, p. 20–41. jan/jun. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/mbote/index.
SILVA, Karine de Souza. “Esse silêncio todo me atordoa”. A surdez e a cegueira seletivas para as dinâmicas raciais nas Relações Internacionais. Revista de Informação Legislativa, v. 58, p. 37–55. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/58/229/ril_v58_n229_p37.
SILVA, Karine de Souza. O Direito Internacional e a performatização da inocência branca: estudo sobre o genocídio do povo negro brasileiro e o Tribunal Penal Internacional, 2022.
SILVA, Karine de Souza. O genocídio negro e o assassinato do refugiado africano Moise Kabagambe: o retrato que i Brasil brancocentrado nunca quis revelar ao mundo. Empório do Direito, em: https://emporiododireito.com.br/leitura/o-genocidio-negro-e-o-assassinato-do-refugiado-africano-moise-kabagambe-o-retrato-que-obrasil-brancocentrado-nunca-quis-revelar-ao-mundo.
SILVA, Karine de Souza. Os Estudos Críticos da Branquitude e as Relações Internacionais: disputando narrativas e desafiando estruturas epidérmicas de poder em ensino, pesquisa e extensão. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, [S. l.], v. 44, n. 93, p. 1–47, 2023. DOI: 10.5007/2177-7055.2023.e92064. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/92064.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Avant
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.