Segregação e encarceramento negro
uma análise crítico-jurídica do documentário 13º Emenda
Résumé
A 13ª Emenda é um documentário norte-americano, produzido em 2016 sob direção de Ava DuVernay e escrito por DuVernay e Spencer Averick. É baseado na própria história e na sociedade dos Estados Unidos da América, o qual retrata o desenvolvimento do país marcado pela segregação dos povos negros, pelo histórico de violência e de aprisionamento de gigantescas massas populacionais, algo ainda mais intensificado nos últimos 50 anos.
Références
DUVERNAY, Ava (dir.). A 13ª Emenda. Produção: Kandoo Films. 2016.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Emenda nº XIII, Seção 1, de 2 de fevereiro de 1865. A Constituição dos Estados Unidos da América (1787).
PESSOA, Sara de Araújo; LIMA, Fernanda da Silva. Racismo e Política Criminal: uma análise a partir do documentário 13th - 13ª Emenda. Revista Thesis Juris, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 275–294, jul/dez. 2019.
SILVA JÚNIOR, Walter Nunes da. Curso de direito processual penal: teoria (constitucional) do processo penal - 3. ed. Rev. amp. e atual. Natal: OWL, 2021. 730 p.
SOUZA, Jéssica Antônio de; VARGAS, Tainá Machado. 13ª Emenda, racismo e a perpetuação da neo escravidão no cenário globalizado. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 18, p. 197–210, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Copyright Revista Avant 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.







