O ‘Vírus do Ipiranga’ e a liberdade de imprensa em xeque

uma análise dos ataques de Bolsonaro à imprensa brasileira entre as eleições de 2018 a pandemia da COVID-19

Autores

  • Ícaro Melo dos Santos Universidade Federal de Jataí

Palavras-chave:

Liberdade, Imprensa, Bolsonaro, Bourdieu

Resumo

O presente artigo busca discutir sobre os ataques à imprensa brasileira protagonizados por Jair Messias Bolsonaro entre as eleições de 2018 a pandemia da COVID-19. A pergunta que norteia o trabalho é baseada em como ataques perpetrados por agente político podem influenciar na diminuição da liberdade de imprensa?
O objetivo geral é identificar se os ataques proferidos por Bolsonaro entre o período mencionado contribuíram, em alguma medida, para colocar em xeque a liberdade de imprensa brasileira. Para tanto, utilizou-se do método indutivo, apoiando-se nas contribuições de Pierre Bourdieu: luta pelo poder simbólico e capital político e, ainda, os dados da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Folha de São Paulo. A conclusão foi de que o capital político é frágil dependendo, muitas vezes, de ataques para sobreviver, o que coloca em risco a liberdade de imprensa na medida em que reverbera violências aos profissionais da imprensa.

Biografia do Autor

Ícaro Melo dos Santos, Universidade Federal de Jataí

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Colaborador do Projeto de Pesquisa “A liberdade de expressão e o discurso de ódio nos espaços da UFJ”. Aluno de Iniciação Científica sobre a Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5546970575437568. E-mail: icmelosan@gmail.com.

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

Melo dos Santos, Ícaro. (2021). O ‘Vírus do Ipiranga’ e a liberdade de imprensa em xeque: uma análise dos ataques de Bolsonaro à imprensa brasileira entre as eleições de 2018 a pandemia da COVID-19. evista vant SSN 2526-9879, 5(1). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6825

Edição

Seção

Acadêmica

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