Celso Furtado

uma abordagem não econômica da formação do Brasil

Autores

  • Eduardo José Mariuzza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

História do Brasil, Formação Econômica, Celso Furtado

Resumo

A resenha apresenta os principais pontos do livro Formação Econômica do Brasil, de autoria de Celso Furtado. A obra traça um panorâma geral da formação da economia brasileira desde os primôrdios da ocupação colonial e descreve o desenvolvimento de quatro principais ciclos econômicos, a economia do açúcar, do ouro, do café e a industrial. Há uma discussão sobre as principais teses presentes no livro, o que faz a partir das escolhas metodológicas feitas por Furtado. Por fim, o texto conclui que a obra não responde definitivamente os problemas que levanta, mas sucita importantes questões que podem ser desenvolvidas em outros trabalhos que se proponham a se aprofundar sobre determinados tópicos abordados pelo autor.

Biografia do Autor

Eduardo José Mariuzza, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4473868907303187. E-mail: edumariuzza438@gmail.com.

Referências

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 32. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. 339 p.

Publicado

2025-05-01

Como Citar

MARIUZZA, . J. Celso Furtado: uma abordagem não econômica da formação do Brasil. Revista Avant, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 254–258, 2025. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/8006. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Acadêmica