Crítica de Friedrich Engels e Karl Kaustky ao socialismo jurídico

Autores

  • Lucas Christian de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia

Resumo

A obra Socialismo Jurídico, publicada originariamente em 1887, trata-se de uma resposta de Friedrich Engels e Karl Kautsky ao livro O direito ao produto integral do trabalho historicamente exposto do jurista Anton Menger, lançado em 1886. De acordo com a posição teórica defendida pelo jurista, as modificações estruturais nas sociedades capitalistas precisariam partir do direito. Assim, reconhecendo o papel das representações jurídicas como força motriz do movimento histórico, Menger acaba por relegar a concepção materialista de Karl Marx, considerando seus estudos sobre a economia-política como simples ornamentos econômicos e plágio de autores do socialismo utópico, a exemplo de William Thompson.

Biografia do Autor

Lucas Christian de Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia

Graduado no curso Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia, Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas. Graduando no curso de Direito, Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro. E-mail: lucasch_oliveira@yahoo.com.

Referências

ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. Socialismo jurídico. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2012. p. 01–81.

Publicado

2020-12-04

Como Citar

de Oliveira Nascimento, L. C. . (2020). Crítica de Friedrich Engels e Karl Kaustky ao socialismo jurídico. evista vant SSN 2526-9879, 4(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6928

Edição

Seção

Acadêmica