Faces do analfabetismo

possíveis interações entre educação e cidadania

Autores

  • Daniel Lima de Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Pedro Henrique Oliveira e Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rebeca Rebeca Ramos dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Analfabetismo, Participação política, Direito à educação

Resumo

Através de uma abordagem de natureza qualitativa e metodologia de caráter teórico-bibliográfico, este trabalho busca, além de apontar a relevância de políticas públicas, discutir o problema estrutural do analfabetismo, o papel da participação política e a amplitude dos seus reflexos na sociedade, de modo a analisar a relevância do direito à educação. Assim, objetiva-se estabelecer um paralelo entre o status de cidadania e a situação do analfabeto. O direito à educação é uma via imprescindível para a concretização de uma democracia participativa em nível abrangente. Portanto, a perspectiva apontada demanda uma busca pelo cumprimento efetivo do direito à educação, respaldado constitucionalmente. O presente trabalho é responsável por propor relações entre as repercussões das desigualdades no âmbito da educação e a intersecção com o fenômeno jurídico. Em razão disso, por uma via interpretativa da história, procura-se analisar do corpo estatal e sua estrutura na promoção do direito à educação, denunciando estratificações sociais perpetuadas (e ainda existentes). Sendo assim, podem ser depreendidos distintos nichos de explanação, abarcando desde as causas até as consequências das disparidades provocadas pela falta de acesso ao direito à educação.

Biografia do Autor

Daniel Lima de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana, bolsista de iniciação científica do CNPq, integrante do Grupo de Pesquisa Direito, Linguagem e Produção de Conhecimento e monitor de Direito Constitucional. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9734795038097681. E-mail: dlimadealmeida1@gmail.com.

Pedro Henrique Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5535558897010603. E-mail: pedroholi2014@gmail.com.

Rebeca Rebeca Ramos dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0190802181290155. E-mail: rebecaaramos1@gmail.com.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Lima de Almeida, D., Oliveira e Silva, P. H., & Rebeca Ramos dos Santos, R. . (2020). Faces do analfabetismo: possíveis interações entre educação e cidadania. evista vant, 4(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6893

Edição

Seção

Acadêmica

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