Reflexos da educação piauiense

desafios para além da sala de aula

Autores

  • Aline Maria Silva Sousa Universidade Estadual do Piauí

Resumo

Greve dos profissionais da educação municipal de Teresina (Piauí), no dia 10 de março de 2020. À direita, professores e representantes sindicais com cartazes, momentos antes de ocupar a Câmara do Municipal da capital. À esquerda, o vereador conhecido como “Joaquim do Arroz”, em um misto de confusão e espanto. A ocupação durou cinco dias (12/03/2020–17/03/2020). Os professores exigiam o reajuste salarial de 12,84%, não parcelado, garantido pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Nos dias citados, a Prefeitura e o Legislativo tentavam aprovar um projeto de parcelamento da dívida com os profissionais. Com as manifestações e a ocupação, o projeto não seguiu adiante. O registro é sobre a luta, dor e resistência de centenas de educadores contra a precarização dos seus trabalhos na educação pública piauiense.

Biografia do Autor

Aline Maria Silva Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Acadêmica do 5° período do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Extensionista no projeto Humanismo Caboclo do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária — PIBEU/UESPI. E-mail: sousaalinex@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Silva Sousa, A. M. (2020). Reflexos da educação piauiense: desafios para além da sala de aula. evista vant, 4(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6848

Edição

Seção

Cultural