PL 504/2020

corpos representados e publicidade sob as égides do panóptico, da disciplina e da docilidade

Autores

  • Gabriel Richena Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Marina Taufe Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milene Félix da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sofia da Silva Mazon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thomas Castro Premoli Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Disciplina, Panóptico, Docilização, Michel Foucault, Projeto de Lei 504/2020

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar o Projeto de Lei no 504 de 2020 da Assembleia Legislativa do Estado São Paulo, proposto pela deputada Marta Costa, através das categorias foucaultianas de panoptismo, disciplina e docilidade, uma vez que o projeto propõe a proibição da circulação de publicidades com alusão à diversidade de gênero e orientação sexual, relacionados a crianças. Decerto, o conceito de modelo panóptico de poder foi utilizado como base na análise do projeto de lei, sob a perspectiva do controle de concepções que a sociedade relaciona às identidades de gênero e orientações sexuais diversas através da publicidade. Busca-se, portanto, compreender como a legislação incorpora tal publicidade como uma forma de disciplinaridade, com base nos valores da normalidade e anormalidade reguladas pelas instituições de poder. Ademais, o corpo é alvo desses poderes disciplinares, que têm como objetivo fabricar corpos dóceis e submissos sujeitos à imposição de limites, proibições e obrigações, a partir de uma política das coerções. Desse modo, os corpos são introduzidos em uma anatomia política da docilidade, que por intermédio da publicidade aplica técnicas da governamentalidade e da biopolítica, a fim de dominar e produzir eficácias e comportamentos dentro da hetero-cis-normatividade.

Biografia do Autor

Gabriel Richena Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável UFSC/CNPq. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0939221777676646. E-mail: gabriel.richenaferreira@gmail.com.

Laura Marina Taufe, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável UFSC/CNPq. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5074406382508095. E-mail: laura.taufe@gmail.com.

Milene Félix da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2945258145303922. E-mail: milenehistory@gmail.com.

Sofia da Silva Mazon, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Programa de Educação Tutorial - PET Direito UFSC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5053341205871710. E-mail: sofiadasilvamazon@gmail.com.

Thomas Castro Premoli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Monitor da disciplina Antropologia Jurídica, bolsista Voluntário de Iniciação Científica, membro do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica por uma Sociedade Sustentável UFSC/CNPq, membro do Ius Gentium – Grupo de Pesquisa em Direito Internacional UFSC/CNPq, membro do NUPPI - Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual UFSC/CNPq e membro do comitê organizador do Literar – Grupo de Estudos em Direito e Literatura da UFSC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4251431389939948. E-mail: thomas.castro.premoli@grad.ufsc.br.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Richena Ferreira, G., Taufe, L. M., Félix da Silva, M., da Silva Mazon, S. ., & Castro Premoli, T. (2021). PL 504/2020: corpos representados e publicidade sob as égides do panóptico, da disciplina e da docilidade. evista vant SSN 2526-9879, 5(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6775

Edição

Seção

Acadêmica

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