História de um Casamento
um ode à família eudemonista
Resumo
A revisitação de institutos do direito de família também encontra alçada nas obras artísticas, uma vez que estas têm o condão de expressar vislumbres de sentimentos que acolhem a alma humana. A família, a seu turno, é — ou deve ser — pautada em afetos, sendo objeto de representação cinematográfica constante. A obra “História de um Casamento”, é, assim, a representação da nova concepção de família, em que não mais se vislumbra a identidade institucional, mas a sua funcionalização ao afeto. Esse afeto mútuo, embora mitigado por ocasião de sua dissolução, não cessa. É possível vislumbrar a retratação da família eudemonista, em que a busca do afeto é objeto maior da união, alcançando inclusive a forma de disposição do divórcio, mesmo diante de adversidades. O filme retrata essa nova concepção, transbordando esse sentimento e causando a reflexão da adequação da realidade jurídica à realidade dos fatos.
Referências
BARBOSA, Águida Arruda. Mediação familiar: instrumento transdisciplinar em prol da transformação dos conflitos decorrentes das relações jurídicas controversas. Dissertação de Mestrado em Direito Civil. Orientador Roberto João Elias. São Paulo: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2003.
DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 14. ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2021.
FACHIN, Luiz Edson. Elementos críticos do Direito de Família. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.
FARIAS; Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Famílias. 14. ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2022.
LOURENÇO, Francisco. Odisseia de Homero. Rio de Janeiro: Shwarcz, 2011.
TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Método, 2020
TARTUCE, Flávio. Direito Civil: Direito de Família. v. 5. 16. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Avant

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.