História de um Casamento

um ode à família eudemonista

Autores

  • Luis Henrique de Menezes Acioly Centro Universitário Ruy Barbosa

Resumo

A revisitação de institutos do direito de família também encontra alçada nas obras artísticas, uma vez que estas têm o condão de expressar vislumbres de sentimentos que acolhem a alma humana. A família, a seu turno, é – ou deve ser – pautada em afetos, sendo objeto de representação cinematográfica constante. A obra “História de um Casamento”, é, assim, a representação da nova concepção de família, em que não mais se vislumbra a identidade institucional, mas a sua funcionalização ao afeto. Esse afeto mútuo, embora mitigado por ocasião de sua dissolução, não cessa. É possível vislumbrar a retratação da família eudemonista, em que a busca do afeto é objeto maior da união, alcançando inclusive a forma de disposição do divórcio, mesmo diante de adversidades. O filme retrata essa nova concepção, transbordando esse sentimento e causando a reflexão da adequação da realidade jurídica à realidade dos fatos.

Biografia do Autor

Luis Henrique de Menezes Acioly, Centro Universitário Ruy Barbosa

Acadêmico do 8º semestre do Curso de Direito do Centro Universitário Ruy Barbosa. Pesquisador em Grupo de Pesquisa “Conversas Civilísticas” — UFBA/CNPq. Head de Privacidade e Proteção de Dados do Laboratório de Inovação e Direitos Digitais (LABID) — UFBA. Estagiário Jurídico da Advocacia Geral da União, com atuação na Procuradoria Federal na Bahia (PF/BA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0485009486625100. E-mail: acioly10@gmail.com.

Referências

BARBOSA, Águida Arruda. Mediação familiar: instrumento transdisciplinar em prol da transformação dos conflitos decorrentes das relações jurídicas controversas. Dissertação de Mestrado em Direito Civil. Orientador Roberto João Elias. São Paulo: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2003.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 14. ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2021.

FACHIN, Luiz Edson. Elementos críticos do Direito de Família. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

FARIAS; Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Famílias. 14. ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2022.

LOURENÇO, Francisco. Odisseia de Homero. Rio de Janeiro: Shwarcz, 2011.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Método, 2020

TARTUCE, Flávio. Direito Civil: Direito de Família. v. 5. 16. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

Publicado

2022-12-18

Como Citar

de Menezes Acioly, L. H. (2022). História de um Casamento: um ode à família eudemonista. evista vant SSN 2526-9879, 6(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6583

Edição

Seção

Cultural