História de um Casamento

um ode à família eudemonista

Autores/as

  • Luis Henrique de Menezes Acioly Centro Universitário Ruy Barbosa

Resumen

A revisitação de institutos do direito de família também encontra alçada nas obras artísticas, uma vez que estas têm o condão de expressar vislumbres de sentimentos que acolhem a alma humana. A família, a seu turno, é – ou deve ser – pautada em afetos, sendo objeto de representação cinematográfica constante. A obra “História de um Casamento”, é, assim, a representação da nova concepção de família, em que não mais se vislumbra a identidade institucional, mas a sua funcionalização ao afeto. Esse afeto mútuo, embora mitigado por ocasião de sua dissolução, não cessa. É possível vislumbrar a retratação da família eudemonista, em que a busca do afeto é objeto maior da união, alcançando inclusive a forma de disposição do divórcio, mesmo diante de adversidades. O filme retrata essa nova concepção, transbordando esse sentimento e causando a reflexão da adequação da realidade jurídica à realidade dos fatos.

Biografía del autor/a

Luis Henrique de Menezes Acioly, Centro Universitário Ruy Barbosa

Acadêmico do 8º semestre do Curso de Direito do Centro Universitário Ruy Barbosa. Pesquisador em Grupo de Pesquisa “Conversas Civilísticas” — UFBA/CNPq. Head de Privacidade e Proteção de Dados do Laboratório de Inovação e Direitos Digitais (LABID) — UFBA. Estagiário Jurídico da Advocacia Geral da União, com atuação na Procuradoria Federal na Bahia (PF/BA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0485009486625100. E-mail: acioly10@gmail.com.

Citas

BARBOSA, Águida Arruda. Mediação familiar: instrumento transdisciplinar em prol da transformação dos conflitos decorrentes das relações jurídicas controversas. Dissertação de Mestrado em Direito Civil. Orientador Roberto João Elias. São Paulo: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2003.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 14. ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2021.

FACHIN, Luiz Edson. Elementos críticos do Direito de Família. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

FARIAS; Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Famílias. 14. ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2022.

LOURENÇO, Francisco. Odisseia de Homero. Rio de Janeiro: Shwarcz, 2011.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Método, 2020

TARTUCE, Flávio. Direito Civil: Direito de Família. v. 5. 16. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

Publicado

2022-12-18

Cómo citar

de Menezes Acioly, L. H. (2022). História de um Casamento: um ode à família eudemonista. evista vant SSN 2526-9879, 6(2), 31–35. ecuperado a partir de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6583

Número

Sección

Cultural