O sistema prisional como fator constituinte de organizações criminosas e a manutenção dos apenados na realidade do crime
Palavras-chave:
Segurança Pública, Sistema Prisional, Ausência Estatal, Políticas Públicas, Organização CriminosaResumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica integrativa (RBI) que objetiva realizar uma análise da literatura que trata do sistema prisional, organizações criminosas e a manutenção dos apenados na criminalidade, correlacionando os impactos na Segurança Pública no Brasil. O estudo utilizou vinte e três artigos publicados no Google Acadêmico, todos em português desde 2020, abordando essas temáticas na realidade brasileira. Para uma análise aprofundada, os artigos foram lidos e divididos nos subtemas: retrospectiva histórica da pena e evolução do sistema penitenciário; realidade do cárcere, reintegração e políticas penitenciárias; gênese das facções e manutenção do apenado na criminalidade; posição estatal diante dos egressos do Sistema Prisional e sua contribuição para o PCC; posicionamento midiático sobre grupos perigosos como fomento à expansão do PCC; e desigualdade social e resposta violenta do Estado ao crime como obstáculos à segurança pública, desenvolvidos de forma detalhada para que as conexões estabelecidas fossem evidenciadas.
Referências
DUARTE, Thais Lemos; ARAÚJO, Isabela Cristina Aves de. PCC em pauta: narrativas jornalísticas sobre a expansão do grupo pelo brasil. Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 505-532, 15 maio 2020. Editora Cubo. http://dx.doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.23020.
Foucault, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
Gonçalves, Antonio Baptista. Milícias: O terceiro poder que ameaça a autoridade do Estado brasileiro e o domínio das facções. São Paulo: Editora Almedina, 2021.
Greco, R. Curso de Direito Penal: Parte Geral. Niterói: Editora Impetus, 2015.
Jarczewski, Marco Antônio Pereira. Políticas Penitenciárias: o Ius Puniendi e a Reintegração Social do Apenado. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39140. Acesso em: 11 jun. 2024.
Júnior, W. Execução Penal no Sistema Penitenciário Federal. Natal: Editora Owl Editora Jurídica, 2020.
Nogueira, Gabriella Jansen. Primeiro Comando da Capital (PCC): o resultado de um sistema prisional falido. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2023. Disponível em: http://repositorio.undb.edu.br/handle/areas/1181. Acesso: 14 jun. 2024.
ONU vê tortura em presídios como “problema estrutural do Brasil”. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/809067-onu-ve-tortura-em-presidios-como-problema-estrutural-do-brasil. Acesso em: 8 de junho de 2024.
Pinheiro, Ricardo Henrique Araujo. Descobrindo as sombras: A autonomia vital dos agentes infiltrados na luta contra o crime organizado. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/408140/descobrindo-as-sombras-a-autonomia-vital-dos-agentes-infiltrados. Acesso em: 10 jun. 2024.
SEGURANÇA Pública. Disponível em: https://politicaspublicas.almg.gov.br/temas/seguranca_publica/entenda/informacoes_gerais.html. Acesso em: 10 jun. 2024.
SOLUÇÕES para a Violência: Na segurança pública, governo precisa focar suas ações no combate à lavagem de dinheiro. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2024-jun-08/na-seguranca-publica-governo-precisa-focar-no-combate-a-lavagem-de-dinheiro/. Acesso em: 10 jun. 2024.
Vedova, Daiane. O que é segurança pública. Jusbrasil, 2018. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-que-e-seguranca-publica/586735267. Acesso em: 10 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Avant

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.







