Proteção de dados no ensino jurídico público federal

o direito social à educação à luz do direito fundamental à proteção de dados pessoais

Autores

  • Lauro Jorge Amorim Centro Universitário CESUSC
  • César Santini Müller Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Proteção de Dados, Base Legal, Tratamento de Dados, Ensino Jurídico, Universidade Pública

Resumo

GT 1 - Direito Constitucional, Processo Constitucional, Direito Administrativo e Processo Administrativo

O artigo tem como objeto de estudo os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no ensino jurídico público federal brasileiro, com enfoque para o Direito Fundamental à Proteção de Dados Pessoais e o Direito Social à Educação. A pergunta que se pretende responder é: quais são as principais implicações da LGPD para a estrutura do ensino jurídico fornecido em cursos de Direito de graduação e pós-graduação por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais? Formulou-se, como hipótese inicial, que a LGPD afeta toda a Administração Pública Federal envolvida na estrutura de ensino jurídico, do gabinete da Presidência da República aos professores em sala de aula, o que implica na necessidade de adequação das operações de tratamento das IES às hipóteses previstas pela legislação brasileira de proteção de dados pessoais. O objetivo geral é oferecer contribuição para adequação à LGPD nos cursos de graduação e pós-graduação fornecidos pelas IES públicas federais. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) explicitar o contexto internacional referente à proteção de dados pessoais e as normas atinentes a esse tema no ordenamento jurídico brasileiro, com ênfase para o Direito Fundamental à Proteção de Dados Pessoais, e aspectos específicos da LGPD, como suas hipóteses de aplicação e principais conceitos, os fundamentos e princípios, as bases legais, o tratamento de dados pelo Poder Público e questões atinentes à fiscalização e responsabilização; (ii) apresentar o panorama histórico do ensino jurídico no Brasil, a fim de demonstrar a evolução da noção do Direito Social à Educação e a concretização por meio da matrícula nas Universidades Federais; e (iii) apontar as bases legais que autorizam o tratamento de dados pessoais, as operações de tratamento e as principais implicações da LGPD no ensino jurídico público federal, no âmbito das IES. Utilizou-se o método dedutivo e o procedimento de pesquisa qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, legal e documental.

Biografia do Autor

Lauro Jorge Amorim, Centro Universitário CESUSC

Graduado em Direito pela Faculdade Cesusc (2019), especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Cesusc (2023), mestrando em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC, membro da Comissão de Direito Processual Civil da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Santa Catarina. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1189098821091874. E-mail: lauro.amorim@hotmail.com.

César Santini Müller, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2020, pós-graduado em Advocacia Tributária pela Escola Brasileira de Direito (Ebradi), 2023, mestrando em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC, membro do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Desenvolvimento (CEJEGD), coordenado pelo Professor Everton das Neves Gonçalves. Advogado, Presidente da Comissão de Estudos e Defesa da Concorrência e Regulação Econômica da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Santa Catarina (CECORE/OAB/SC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8434960344211830. E-mail: cesarsmuller@gmail.com.

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

AMORIM, . J.; SANTINI MÜLLER, . Proteção de dados no ensino jurídico público federal: o direito social à educação à luz do direito fundamental à proteção de dados pessoais. Revista Avant, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 269–284, 2025. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/8304. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Semana Jurídica