Proteção de dados no ensino jurídico público federal

o direito social à educação à luz do direito fundamental à proteção de dados pessoais

Autores

  • Lauro Jorge Amorim Centro Universitário CESUSC
  • César Santini Müller Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Proteção de Dados, Base Legal, Tratamento de Dados, Ensino Jurídico, Universidade Pública

Resumo

GT 1 - Direito Constitucional, Processo Constitucional, Direito Administrativo e Processo Administrativo

O artigo tem como objeto de estudo os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no ensino jurídico público federal brasileiro, com enfoque para o Direito Fundamental à Proteção de Dados Pessoais e o Direito Social à Educação. A pergunta que se pretende responder é: quais são as principais implicações da LGPD para a estrutura do ensino jurídico fornecido em cursos de Direito de graduação e pós-graduação por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais? Formulou-se, como hipótese inicial, que a LGPD afeta toda a Administração Pública Federal envolvida na estrutura de ensino jurídico, do gabinete da Presidência da República aos professores em sala de aula, o que implica na necessidade de adequação das operações de tratamento das IES às hipóteses previstas pela legislação brasileira de proteção de dados pessoais. O objetivo geral é oferecer contribuição para adequação à LGPD nos cursos de graduação e pós-graduação fornecidos pelas IES públicas federais. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) explicitar o contexto internacional referente à proteção de dados pessoais e as normas atinentes a esse tema no ordenamento jurídico brasileiro, com ênfase para o Direito Fundamental à Proteção de Dados Pessoais, e aspectos específicos da LGPD, como suas hipóteses de aplicação e principais conceitos, os fundamentos e princípios, as bases legais, o tratamento de dados pelo Poder Público e questões atinentes à fiscalização e responsabilização; (ii) apresentar o panorama histórico do ensino jurídico no Brasil, a fim de demonstrar a evolução da noção do Direito Social à Educação e a concretização por meio da matrícula nas Universidades Federais; e (iii) apontar as bases legais que autorizam o tratamento de dados pessoais, as operações de tratamento e as principais implicações da LGPD no ensino jurídico público federal, no âmbito das IES. Utilizou-se o método dedutivo e o procedimento de pesquisa qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, legal e documental.

Biografia do Autor

  • Lauro Jorge Amorim, Centro Universitário CESUSC

    Graduado em Direito pela Faculdade Cesusc (2019), especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Cesusc (2023), mestrando em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC, membro da Comissão de Direito Processual Civil da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Santa Catarina. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1189098821091874. E-mail: lauro.amorim@hotmail.com.

  • César Santini Müller, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2020, pós-graduado em Advocacia Tributária pela Escola Brasileira de Direito (Ebradi), 2023, mestrando em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC, membro do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Desenvolvimento (CEJEGD), coordenado pelo Professor Everton das Neves Gonçalves. Advogado, Presidente da Comissão de Estudos e Defesa da Concorrência e Regulação Econômica da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Santa Catarina (CECORE/OAB/SC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8434960344211830. E-mail: cesarsmuller@gmail.com.

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

Proteção de dados no ensino jurídico público federal: o direito social à educação à luz do direito fundamental à proteção de dados pessoais. Revista Avant, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 269–284, 2025. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/8304. Acesso em: 20 nov. 2025.