Amor ou trabalho não pago? Reflexões acerca da invisibilidade do trabalho de cuidado feminino e seu impacto na socioeconomia brasileira

Autores

  • Beatriz Ribeiro Silva Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A presente reflexão alemja apontar que a dupla  jornada de trabalho adquirida pelas mulheres nos últimos anos, sobretudo com os atos ligados ao cuidado no âmbito familiar e coletivo, é silenciosa e invisível, mesmo tendo um papel fundamental na estruturação socioeconômica nacional É necessário indagar, para além da interpretação sintática, os impactos no âmbito social e econômico ocasionados pela invisibilidade do trabalho feminino, tendo como elemento disparador dessa reflexão a fala da filósofa italiana Silvia Federici. Assim, esta comunicação vale-se da metodologia bibliográfica e documental. Perante a indluência dos paradigmas machistas e patriarcais tocantes tocantes à assimétrica divisão da responsabilidade do trabalho de cuidado entre os gêneros, é crucial elencar as justificativas para a invisbilidade e a persistência secular destas funções entre as mulheres, bem como os impacots socioeconômicos disso. Portanto, pretende-se tomar como ponto de partida para esta reflexão a fala proferida por Federici, visto que a injusta divisão trabalhista entre homens e mulheres corrobora para os benefícios do não reconhecimento do trabalho de cuidado feminino e ignora a chamada “economia do cuidado”. Logo, serão analisadas as ferramentas jurídicas que englobam essa temática, visando explicitar a crucialidade de romper com a proposição de Silvia Federici e tornar visíveis os atos de cuidado realizados pelas mulheres brasilieiras e a urgência de debater a “economia do cuidado”.

Biografia do Autor

Beatriz Ribeiro Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Atualmente graduanda do 6º período do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como Extensionista, durante a cota 2023-2024, no Projeto de Extensão JusNews, vinculado à UEPB. É estagiária no escritório de advocacia privada, situado em Campina Grande - PB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1793637005395727. E-mail: beatrizribeiroos@outlook.com.

Publicado

2024-10-01

Como Citar

RIBEIRO SILVA, . Amor ou trabalho não pago? Reflexões acerca da invisibilidade do trabalho de cuidado feminino e seu impacto na socioeconomia brasileira. Revista Avant, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 44–59, 2024. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7454. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Acadêmica