O papel do ensino do Direito Constitucional na educação escolar

garantia da dignidade humana e formação de cidadãos ativos

Autores

  • Iara Kely Formiga da Costa Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Alienação Legislativa, Direito Constitucional, Cidadãos Brasileiros, Educação

Resumo

O presente artigo irá tratar sobre um das problemáticas que afetam a população brasileira, a denominada alienação legislativa, que consiste no fato que o povo brasileiro não possui o conhecimento sobre suas normas, logo, há como consequência inúmeros prejuízos para a sociedade. Dentre eles pode-se citar a inércia dos cidadãos na luta pelos seus direitos, tal situação decorre pelo fato de que o desconhecimento sobre as normas não permite que aqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica tenham a possibilidade de resistir às violações que enfrentam. Nesse sentido, surge o ensino do direito constitucional nas escolas como mecanismo de combater a tal problemática social, justificando-se tal disciplina, pois seguindo o pensamento do jurista Hans Kelsen, é na Carta Magna que o ordenamento jurídico brasileiro encontra sua base, desta forma, compreendendo os preceitos previsto na Constituição Federal de 1988, os cidadãos brasileiros poderão se tornar ativos na sociedade, pois haverá a compreensão de como funciona o Estado, os deveres dos governantes e os direitos que são previstos.

Biografia do Autor

Iara Kely Formiga da Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Cursa o nono período do curso de direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Já exerceu a função de monitora em disciplinas como direito processual civil e direito financeiro. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1608565075952300. E-mail: iaraformigac@gmail.com.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

KELY FORMIGA DA COSTA, . O papel do ensino do Direito Constitucional na educação escolar: garantia da dignidade humana e formação de cidadãos ativos. Revista Avant, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 294–310, 2024. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7423. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Acadêmica