Professor intelectual

o aspecto volitivo na reforma molecular do ensino de direito no Brasil

Authors

  • Marjorie Carvalho de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Crise do ensino jurídico, Professor intelectual, Reforma

Abstract

Levando em conta a crise propalada no meio acadêmico quanto à inadequação do ensino ministrado nas faculdades de Direito — sobretudo no que tange ao apego à abordagem tradicional e aos déficits que a manutenção de estratégias de aprendizagem cristalizadas provoca na formação dos bacharéis — busca-se, neste artigo, uma releitura de um clássico da Sociologia do Direito com o propósito de transmudar a essência de sua tese na teoria política para repensar o ensino do Direito. Concentrando o foco de análise no estado da atividade docente nos cursos jurídicos, sob os postulados de Antonio Gramsci, três estratégias de reforma são delineadas: a) professor intelectual enquanto líder da reforma; b) luta molecular como estratégia de combate intra-institucional e c) solidificação dessa nova estrutura a partir dos pilares do passado. Dessa exposição, delineia-se o perfil do educador ideal, bem como uma perspectiva progressista para aperfeiçoar o sistema educacional por dentro dele, sem apelar a recursos alienígenas e pretensamente mágicos.

Author Biography

Marjorie Carvalho de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, é também membro do Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica — Ius Commune. É membro do Corpo Editorial da Revista Avant e participa da diretoria do projeto de extensão Sociedade de Debates da UFSC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8363416614470337.

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Published

2017-03-16

How to Cite

Carvalho de Souza, M. . (2017). Professor intelectual: o aspecto volitivo na reforma molecular do ensino de direito no Brasil. evista vant SSN 2526-9879, 1(1). etrieved from https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7090

Issue

Section

Acadêmica