Luz, câmera, direito

o direito trabalhista na obra “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” de Marcelo Gomes

Autores

  • Antonio Lucas Lira Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Bruna Garcia dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Luana Renata da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marina Gomes Barbosa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Direito Trabalhista, Direito e Cinema, Documentário Cinematográfico

Resumo

O documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” apresenta o cenário frenético de trabalho predominante em Toritama, cidade do agreste pernambucano. Na obra é possível observar que o sistema de produção da indústria têxtil expõe os trabalhadores a uma série de problemas, como insalubridade e longas jornadas de trabalho. Entretanto, mesmo com toda problemática existente as pessoas demonstram estarem satisfeitas com aquela realidade vivenciada. Nesta senda, o objetivo geral do artigo foi correlacionar as problemáticas expostas no documentário com o que preceitua a nossa legislação vigente. Para tanto, o presente estudo valeu-se do método dedutivo como método de abordagem, recorrendo à técnica de pesquisa documental indireta, mediante pesquisa documental e bibliográfica. A partir da leitura do artigo é possível concluir que as práticas laborais expostas no documentário geram desvantagens para os trabalhadores, especialmente quando comparados aos trabalhadores formais que detém de uma série de direitos e garantias. E ainda, conclui-se que a arte pode contribuir de diversas formas no ensino jurídico, desde a formação de consciência crítica até a percepção do impacto do Direito na realidade.

Biografia do Autor

Antonio Lucas Lira Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Ensino Médio pelo Instituto Federal da Paraíba — IFPB. Bacharelando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba — UFPB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1703336313616162. E-mail: antoniolucaslira@outlook.com.

Bruna Garcia dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Ensino Médio pelo Instituto Federal da Paraíba — IFPB. Bacharelanda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba — UFPB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9213699251211638. E-mail: brunagarcia.817@gmail.com.

Luana Renata da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Ensino Médio pelo Instituto Federal da Paraíba — IFPB. Bacharelanda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba — UFPB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0883812524972900. E-mail: luanarenata2515@gmail.com.

Marina Gomes Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Ensino Médio pelo Instituto Federal da Paraíba — IFPB. Bacharelanda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba — UFPB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2955599203667141. E-mail: marinapaulab@gmail.com.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

LIRA PEREIRA, . L.; GARCIA DOS SANTOS, .; DA SILVA, . R.; GOMES BARBOSA, . Luz, câmera, direito: o direito trabalhista na obra “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” de Marcelo Gomes. Revista Avant, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 208–221, 2024. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6824. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Acadêmica