Educação e trabalho

a dualidade entre as políticas reformistas e a lógica do jovem trabalhador como lema da classe dominante

Autores

  • Jordana Soares de Araújo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariah de Moraes Lima Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A dualidade entre as políticas reformistas e a lógica do jovem trabalhador como lema da classe dominante, é enfocada neste artigo a partir da perspectiva classista amparada na teoria do materialismo histórico dialético, e a importância do enfrentamento às desigualdades sociais. A abordagem de marcos históricos jurídicos que norteiam a educação pública brasileira, objetiva a problematização da escola pública como reprodutora da lógica capitalista. A partir dos casos exemplificados, tecemos uma análise que reconhece o projeto formativo do modelo de sociedade que desempodera os jovens na relação do trabalho como transformação social, buscando evidenciar por meio de estatísticas, o público alvo desta política no Brasil.

Biografia do Autor

Jordana Soares de Araújo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista CAPES de Iniciação Científica no Programa de Educação Tutorial em Direito. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8523282461670561. E-mail: jordanasoaresaraujo@gmail.com

Mariah de Moraes Lima Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5524118536867063. E-mail: demoraesmariah@gmail.com.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Soares de Araújo, J., & de Moraes Lima Vieira, M. (2021). Educação e trabalho: a dualidade entre as políticas reformistas e a lógica do jovem trabalhador como lema da classe dominante. evista vant SSN 2526-9879, 5(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6758

Edição

Seção

Acadêmica