A luta por direitos dos povos indígenas e os aspectos sociais e jurídicos presentes em “Falas da Terra”
Resumo
No dia 19 de abril de 2021 foi transmitido pela Rede Globo de Televisão o documentário Falas da Terra, o qual possui a direção de Antonia Prado (diretora da TV Globo) e roteiro de Malu Vergueiro, com colaboração de algumas lideranças indígenas conhecidas no território nacional, dentre os quais se destaca as figuras do Ailton Krenak e Olinda Tupinambá. A obra teve o protagonismo de diversas personalidades indígenas pertencentes a diferentes povos e regiões do Brasil, cujo principal objetivo foi apresentar as especificidades e pluralidades étnicas, sociais e culturais, reafirmadas nas vozes da resistência dos mais de 300 povos existentes no Brasil.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].
GARCIA, Maria Fernanda. Genocídio no Brasil: mais de 70% da população indígena foi morta. Observatório do Terceiro Setor, 2020. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/genocidio-brasil-mais-de-70-da-populacao-indigena-foi-morta/. Acesso em: 12 mar. 2023.
PRADO, Antonia. Falas da Terra. Rede Globo, 2021. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0oII74Ef6hk&t=786s. Acesso: 08 fev. 2023.
SOUZA, Marcelo José Lopes. Território: Sobre Espaço e Poder, Autonomia e Desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. 5. ed. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Avant
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.