A exclusão da identidade nacional brasileira

reflexões sobre a diversidade e suas vicissitudes na atualidade

Autores

  • Andressa Maria de Lima Queji Centro Universitário de Telêmaco Borba

Palavras-chave:

Identidade social brasileira, Nacionalidade, Interseccionalidades, Miscigenação

Resumo

Diante de diversas vicissitudes presentes no dia a dia de muitos brasileiros, faz-se necessário suscitar o debate acerca da identidade brasileira. A análise partirá do estudo das vivências do povo no Brasil colônia; Brasil República; até chegar ao Brasil do século XXI, em que será exposto como se deu o processo de formação da sociedade a partir da miscigenação dos povos que resultou na construção da identidade brasileira. Diante dessa perspectiva buscar-se-á responder às seguintes indagações: “Por que nos dias atuais ainda existem desigualdades e discriminações tipificadas das mais diversas formas no dia a dia de muitos brasileiros sendo o Brasil um país miscigenado?” E ainda, “como é o entendimento do brasileiro acerca da questão social de sua própria identidade?” Por fim, “o direito tem cumprido seu papel de regulador do corpo social diante dessas perspectivas jurídico sociais?” O tema é viabilizado, pois retrata a realidade sociológica a fim de buscar soluções para equalizar as relações sociais. Compreende-se que a presente pesquisa é uma revisão bibliográfica do tipo descritiva e exploratória e teve como base de estudos artigos científicos, livros, além de uma análise da realidade do Brasil sob diversas óticas.

Biografia do Autor

Andressa Maria de Lima Queji, Centro Universitário de Telêmaco Borba

Graduanda do 3º período do curso de Direito na UNIFATEB. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8575241172861579. E-mail: andressa_lia3@outlook.com.

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

de Lima Queji, A. M. (2023). A exclusão da identidade nacional brasileira: reflexões sobre a diversidade e suas vicissitudes na atualidade. evista vant SSN 2526-9879, 7(1). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6362

Edição

Seção

Acadêmica