Trajetórias acadêmicas

amefricanização da universidade e os desafios de pessoas negras no acesso e na permanência estudantil

Autores/as

  • Dora Lúcia de Lima Bertúlio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrick Suhre da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

A palestra, intitulada “Trajetórias Acadêmicas: amefricanização da universidade e os desafios de pessoas negras no acesso e na permanência estudantil”, foi proferida ao Coletivo Negro Lélia Gonzalez do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina em modalidade virtual em 2 de setembro de 2021. A referida palestra foi transcrita por Patrick Suhre da Rosa, membro do Coletivo LEGON e graduando em Direito no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.

Biografía del autor/a

Dora Lúcia de Lima Bertúlio, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Dora Lúcia possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989). Atualmente é Procuradora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Direito e Relações Raciais, Discriminação Racial, Ação Afirmativa, História do Direito Brasileiro. É precursora e uma das fundadoras do campo Direito e Relações Raciais. E-mail: dora.bertulio@terra.com.br.

Patrick Suhre da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Coletivo LEGON. E-mail: patrick_suhre@hotmail.com.

Citas

BERTÚLIO, Dora Lucia de Lima. Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

BERTÚLIO, Dora Lucia de Lima. Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1989. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106299.

CIDADE DE JESUS, Edmo de Souza. Pelos becos da memória jurídica: as escrevivências de Eunice Prudente e Dora Bertúlio nas relações entre o campo científico e a formação do quilombo jurídico, Direito e Relações Raciais. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249865.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, p. 69–82, jan/jun. 1988.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

SILVA, Karine de Souza. “A mão que afaga é a mesma que apedreja”: Direito imigração e a perpetuação do racismo estrutural no Brasil. Revista Mbote, Salvador, Bahia, v. 1, n. 1, p. 20–41. jan/jun. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/mbote/index.

SILVA, Karine de Souza. “Esse silêncio todo me atordoa”. A surdez e a cegueira seletivas para as dinâmicas raciais nas Relações Internacionais. Revista de Informação Legislativa, v. 58, p. 37–55. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/58/229/ril_v58_n229_p37.

SILVA, Karine de Souza. O Direito Internacional e a performatização da inocência branca: estudo sobre o genocídio do povo negro brasileiro e o Tribunal Penal Internacional, 2022.

SILVA, Karine de Souza. O genocídio negro e o assassinato do refugiado africano Moise Kabagambe: o retrato que i Brasil brancocentrado nunca quis revelar ao mundo. Empório do Direito, em: https://emporiododireito.com.br/leitura/o-genocidio-negro-e-o-assassinato-do-refugiado-africano-moise-kabagambe-o-retrato-que-obrasil-brancocentrado-nunca-quis-revelar-ao-mundo.

SILVA, Karine de Souza. Os Estudos Críticos da Branquitude e as Relações Internacionais: disputando narrativas e desafiando estruturas epidérmicas de poder em ensino, pesquisa e extensão. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, [S. l.], v. 44, n. 93, p. 1–47, 2023. DOI: 10.5007/2177-7055.2023.e92064. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/92064.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

de Lima Bertúlio, D. L. ., & Suhre da Rosa, P. (2024). Trajetórias acadêmicas: amefricanização da universidade e os desafios de pessoas negras no acesso e na permanência estudantil. evista vant SSN 2526-9879, 7(2). ecuperado a partir de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7356

Número

Sección

Entrevista