Revolucionando o Direito

a influência da Inteligência Artificial na mediação e contratos inteligentes no Brasil

Autores

  • Lara de Melo Schneider Bier Hoechner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Julia Pinha DIas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Vitória Voltolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula Nort Küster Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Lei Geral de Proteção de Dados, Mediação, Direito Civil, Contratos Inteligentes

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da inteligência artificial na resolução de conflitos no âmbito do Direito Civil brasileiro, com ênfase na influência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir da base de dados do Google Acadêmico, com a aplicação de critérios objetivos e subjetivos, foram analisados 15 documentos finais. A análise desses documentos permitiu identificar três subtemas principais: Inteligência Artificial na Mediação, Smart Contracts e Desafios da Inteligência Artificial na resolução de conflitos. Conclui-se que a inteligência artificial e os contratos inteligentes têm o potencial de revolucionar o sistema de justiça e a administração pública, mas é essencial abordar cuidadosamente desafios relacionados a direitos fundamentais, como privacidade e transparência.

Biografia do Autor

Lara de Melo Schneider Bier Hoechner, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Julia Pinha DIas, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Maria Vitória Voltolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Paula Nort Küster, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Referências

CAETANO, Matheus dos Santos. Online dispute resolution nos tribunais: limites e possibilidades à luz da Lei Geral de Proteção de Dados. 2022. 115 f. Monografia (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.

AMORIM, Laura Lucia da Silva. Árbitros robôs: o futuro da arbitragem no Brasil. 2023. 158f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

SALDANHA, P. M. et al. Estudo em direito digital. Recife: FASA, 2022. 273 p. ISBN 978-65-86359-99-2.

BRITO, Larissa Queiroz. Meios Adequados para a Resolução de Conflitos: Online Dispute Resolution e a sua Aplicação às Relações de Consumo. Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel no Curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP, 2020.

SEIXAS, Pedro Henrique Pandolfi. O Impacto da Inteligência Artificial no Direito: Desafios e Perspectivas. [S.l.], 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020.

SANTOS, José Carlos. Sociedade da Notificação: a dignidade humana no meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense, 2020. 128 p.

Thomé, Anna Beatriz Beck. Herança digital e a análise sucessória dos bens digitais existenciais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

CARVALHO, Sâmia Souza. A dialética do direito ao esquecimento na sociedade informacional. Franca, 2022. 203 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca.

TIETZ, Ana Carolina. Nanocidadania: vidas deletadas na era da informação. 2023. 217 f. Dissertação de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, Brasília, 2023.

SILVA, Abrahan Lincoln Dorea et al. Contratos eletrônicos [recurso eletrônico]: jurisprudência comentada. Organização de Luiz Carlos de Andrade Jr., Marcelo Chiavassa de Mello Paula Lima. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2022. 1ª edição.

Publicado

2024-05-17

Como Citar

de Melo Schneider Bier Hoechner, L., Pinha DIas, J., Voltolini, M. V., & Nort Küster, P. (2024). Revolucionando o Direito: a influência da Inteligência Artificial na mediação e contratos inteligentes no Brasil. evista vant SSN 2526-9879, 8(Especial), 186–198. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7663