A publicidade infantil sob a ótica da doutrina da proteção integral da criança e do adolescente

Autores

  • Ana Luísa Sevegnani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Figueredo Miranda Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Proteção integral, Criança e Adolescente, Publicidade infantil, Venda casada

Resumo

O presente artigo, elaborado de acordo com o método indutivo, tem por objetivo avaliar a publicidade infantil no contexto da doutrina da proteção integral da criança e do adolescente. Às crianças e adolescentes são reconhecidas suas condições de vulnerabilidade, em decorrência de ainda não possuírem um estágio pleno de desenvolvimento. Diante dessa realidade, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal proporcionaram a sua efetiva inserção no ordenamento jurídico como sujeitos de direitos, sendo garantida a prioridade absoluta e o dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família para alcançar os objetivos dispostos na lei. Nessa ótica, a publicidade infantil, com especial atenção à decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), deve ser compreendida a partir da concepção de que as crianças são facilmente influenciáveis pelas mensagens sugestivas veiculadas por meio de propagandas que visam propiciar o consumo precoce. Portanto, toda forma de propaganda que veicula mensagem ou imagem com características apelativas ou abusivas, visando persuadir crianças a adquirem produtos ou serviços, sobretudo, por meio do uso da estratégica mercadológica de venda casada, atentam contra as regras, princípios constitucionais e normas infraconstitucionais.

Biografia do Autor

Ana Luísa Sevegnani, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da 6ª fase do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC. E-mail: analuisa0509@hotmail.com.br.

Alexandre Figueredo Miranda, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico da 6ª fase do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC. E-mail: af.miranda@terra.com.br.

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Publicado

2017-03-16

Como Citar

Sevegnani, A. L., & Figueredo Miranda, A. . (2017). A publicidade infantil sob a ótica da doutrina da proteção integral da criança e do adolescente. evista vant SSN 2526-9879, 1(1). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7077

Edição

Seção

Acadêmica