Estudando mulheres

uma proposta de mudança no currículo do ensino básico à luz dos direitos humanos

Autores

  • Diogo Gonçalves Alvares Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Direitos humanos, Currículo, Ensino básico

Resumo

A desigualdade entre homens e mulheres é verificada em diferentes setores da sociedade e em todos os países do mundo, o que gera o desafio global de alcançar a igualdade de gênero, uma condição inafastável para que se respeite os direitos humanos das mulheres. Apesar disso, os currículos do ensino básico, os quais são ferramentas de transformação social, ainda são pouco utilizados como meios para promover a igualdade. Diante disso, a presente pesquisa propõe uma mudança curricular pautada na exploração das figuras femininas já presentes nos conteúdos programáticos e na inclusão de novas mulheres nas matrizes curriculares. É apresentado como essa mudança pode ocorrer no plano nacional e internacional. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo e a pesquisa bibliográfica e em documentos eletrônicos.

Biografia do Autor

Diogo Gonçalves Alvares, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduando em Direito pela PUC GOIÁS. Bolsista de iniciação científica BIC/PUC GOIÁS. Membro do grupo de pesquisa e estudo Estado, Governo e Sociedade, da UFG. Artigo realizado sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Cláudia Alvarenga Marconi (PET-RI/PUC-SP). O trabalho foi proposto e desenvolvido no contexto da participação do autor no Gender Summit North America 2017 enquanto membro de uma delegação civil organizada pelo instituto Global Attitude. A cúpula ocorreu em Montreal entre os dias 6 e 8 de novembro do referido ano. E-mail: diogoavares@outlook.com.

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

Gonçalves Alvares, D. (2018). Estudando mulheres: uma proposta de mudança no currículo do ensino básico à luz dos direitos humanos. evista vant SSN 2526-9879, 2(1), 31–37. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/7034

Edição

Seção

Acadêmica