Estudando mulheres
uma proposta de mudança no currículo do ensino básico à luz dos direitos humanos
Palavras-chave:
Igualdade de gênero, Direitos humanos, Currículo, Ensino básicoResumo
A desigualdade entre homens e mulheres é verificada em diferentes setores da sociedade e em todos os países do mundo, o que gera o desafio global de alcançar a igualdade de gênero, uma condição inafastável para que se respeite os direitos humanos das mulheres. Apesar disso, os currículos do ensino básico, os quais são ferramentas de transformação social, ainda são pouco utilizados como meios para promover a igualdade. Diante disso, a presente pesquisa propõe uma mudança curricular pautada na exploração das figuras femininas já presentes nos conteúdos programáticos e na inclusão de novas mulheres nas matrizes curriculares. É apresentado como essa mudança pode ocorrer no plano nacional e internacional. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo e a pesquisa bibliográfica e em documentos eletrônicos.
Referências
ABOUT WE CHARITY. Disponível em: https://www.wecharity.org/about-we-charity/about-us. Acesso em: 27 out. 2017.
AGENDA 2030. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em: 20 out. 2017.
ALBORNOZ, Suzana Guerra. As esferas do reconhecimento: uma introdução a Axel Honneth. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, p. 127–143.
ARQUITETAS INVISÍVEIS. TRAJETÓRIA. Disponível em: https://www.arquitetasinvisiveis.com/trajetoria. Acesso em: 20 out. 2017.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo – 1. Fatos e Mitos. 4. ed. São Paulo: Difusão Europeia de Livros, 1970.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 12 nov. 2017.
BRASIL. Decreto nº 591, de 6 dejulho de 1992. Atos Internacionais. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em: 12 nov. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Comum Nacional Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 13 nov. 2017.
BROWN, Emily M. Gender Toolkit for Educators. Disponível em: http://portal.unesco.org/es/files/47654/12737402501Gender_Toolkit_for_Educators.pdf/Gender%2BToolkit%2Bfor%2BEducators.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. v. 1, 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966). Disponível em: http://www.ohchr.org/SP/ProfessionalInterest/Pages/CESCR.aspx. Acesso em: 20 out. 2017.
RAGO, M. Os impactos dos feminismos e dos estudos de gênero no currículo educacional. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 550–562, abr/jun. 2017. Entrevista concedida a Delton Aparecido Felipe.
SAAVEDRA, Giovani Agostini; SOBOTTKA Emil Albert. Introdução à teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 8, n. 1, jan/abr. 2008.
SIMMONS, William. Encountering Gender Theory: A Service-Learning Approach. SURJ (Stanford Undergraduate Research Journal), v. 12, p. 35–38. Disponível em: http://web.stanford.edu/group/journal/cgi-bin/wordpress/wp-content/uploads/2013/05/SURJ_2012-13_5.pdf. Acesso em: 25 out. 2017.
TRAJETÓRIA – Arquitetas Invisíveis. Disponível em: https://www. arquitetasinvisiveis.com/trajetoria. Acesso em: 20 out. 2017.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação (2017/8) – resumo. Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002595/259593por.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.
VENDRAMIN Valerija. Gender equality in education systems: curricula framework documents. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001469/146973e.pdf. Acesso em: 30 out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Avant
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.