Direito ao esquecimento

um estudo comparado a respeito do novo desafio dos direitos da personalidade no âmbito do Brasil e da União Europeia

Autores

  • Victor Bambinetti Gonçalves Universidade da Região de Joinville

Palavras-chave:

Direito ao esquecimento, Personalidade, Brasil, União Europeia

Resumo

O presente artigo tem como escopo realizar um estudo comparado acerca do direito ao esquecimento no Brasil e no âmbito geral da União Europeia. A metodologia utilizada foi dedutiva, junto de um método comparativo e técnica de análise documental. Para tanto, delimitar-se-á a natureza jurídica do direito ao esquecimento e sua possível colisão com a liberdade de expressão. Após, passar-se-á expor sua base legal no ordenamento e aplicação pelos tribunais brasileiros, realizando, posteriormente, o mesmo no âmbito da comunidade europeia. Ao final, em sede de conclusão, resumir-se-á de modo comparativo o direito ao esquecimento no Brasil e na União Europeia, no qual foi possível colher um resultado que demonstra o atraso no âmbito jurídico brasileiro em relação à União Europeia.

Biografia do Autor

Victor Bambinetti Gonçalves, Universidade da Região de Joinville

Aluno do 9ª período do curso de Direito da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Atualmente em período de mobilidade internacional na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), na qual cursa as cadeiras de Direitos Reais, Contratos Privados, Sociologia do Poder Político e Direito do Urbanismo e Meio Ambiente. Realiza pesquisas no âmbito do Direito Civil, principalmente no que diz respeito do Direito Civil Constitucional, com artigos publicados em eventos e sites jurídicos. E-mail: victor@fwjorge.com.br.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Bauman sobre Bauman: Diálogos com Keith Tester. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. Trad. Carlos Alberto Medeiros.

______. Retropia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017. Trad. Renato Aguiar.

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CARVALHO, Orlando de. Teoria Geral do Direito Civil. Coimbra: Coimbra Editora, 2012.

GUIMARÃES, Maria Raquel. A tutela da pessoa e de sua personalidade como fundamento e objecto da disciplina civilística questões actuais. XX Estudos comemorativos dos 20 anos da FDUP. 2017. v. 2.

LETTERON, Roseline. Le droit à l’ oubli. Revue du Droit Public et de la Science Politique en France et a l’ étranger, 1996.

LOBO, Paulo, Metodologia do Direito Civil Constitucional. In: TEPEDINO, Gustavo; FACHIN, Luiz Edson; LOBO, Paulo (coord.). Direito Civil Constitucional: a ressignificação da função dos institutos fundamentais no Direito Civil Contemporâneo e suas Consequências. p. 20.

MENDES, Gilmar; COELHO, Inocêncio Mártires; GONET BRANCO, Paulo Gustavo. Curso de Direito Constitucional, 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MOTA PINTO, Paulo. O Direito sobre a Reserva da Intimidade da Vida Privada. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Vol. LXIX. 1993;

OLIVEIRA, João Gonçalo Moreira. A tutela da personalidade e o direito ao esquecimento na sociedade de informação. Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2015).

PEREIRA, J. Matos, Direito de Informação, Lisboa: Associação Portuguesa de Informática, 1980.

SARLET, Ingo Wolfgang. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Saraiva. 2017.

SCHREIBER, Anderson, Direitos da Personalidade, 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

______. Manual de Direito Civil Contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2018;

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 41. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

SORIANO GARCÍA, José Eugenio. Derecho al olvido y la creación de derecho. Galileu Revista de Economia e Direito. v. 17, n. 1 e 2, 2012.

STRECK, Lenio. Hermenêutica jurídica em crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. 11. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

VARELA, Antunes. Alterações legislativas do direito ao nome. In: Revista de Legislação e de Jurisprudência, ano 116, nº 3710, 1 de setembro de 1983.

Publicado

2019-08-20

Como Citar

Bambinetti Gonçalves, V. . (2019). Direito ao esquecimento: um estudo comparado a respeito do novo desafio dos direitos da personalidade no âmbito do Brasil e da União Europeia. evista vant, 3(2). ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/avant/article/view/6984

Edição

Seção

Acadêmica