O samba-enredo como fator imprescindível para um direito plural
Resumo
O projeto de pesquisa, nomeado como “Abre alas para a resistência: os sambas-enredo como marcador cultural das minorias”, tem como vínculo o órgão do CNPq, sendo a execução financiada pelo PIBIC do mesmo, no período de 2020 até outubro de 2021. Além disso, também possui relação com grupo de pesquisa: A Intervenção do Estado na vida das pessoas (INTERVEPES), coordenado pelo Prof. Dr. Renato Bernardi, dentro da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Referências
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 42. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
GALVÃO, Walnice N. Ao som do samba - Uma leitura do carnaval carioca. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das ideias: a questão da tradição na música popular brasileira. 1. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007 (Coleção História do Povo Brasileiro).
OLIVEIRA, Joana. Viradouro homenageia “primeiras feministas do Brasil” e é campeã do Carnaval 2020 no Rio. Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2020-02-26/viradouro-homenageia-primeiras-feministas-do-brasil-e-ecampea-do-carnaval-2020-no-rio.html. Acesso em: 10 mai. 2020.
PENNA, Maura; FERREIRA FILHO, João Valter. Os limites das fontes documentais: do samba enredo da Mangueira 2019 ao discurso oficial sobre o canto orfeônico. Opus, v. 25, n. 3, p. 602–628, set/dez. 2019.
RAMOS JUNIOR, Galdino Luiz. O samba de enredo carioca como possibilidade pluralista de exercício da democracia deliberativa. 2020. 220 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Marília, Marília, 2020.
RAYMUNDO, Jackson. A construção de uma poética da brasilidade: a formação do samba-enredo. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27 ed. São Paulo: Saraiva. 4ª tiragem, 2004.
SIQUEIRA, Magno B. Samba e identidade nacional: das origens à era Vargas. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Avant
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.