GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS URBANOS: COLETA E TRATAMENTO, EXEMPLOS DO NORTE DA ITÁLIA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n1.10-24Palavras-chave:
Municipal Waste, Energy, Selective Collection, IncineratorResumo
O problema da eliminação e armazenamento de resíduos urbanos é amplamente discutido por entidades privadas e governamentais hoje em dia. Uma das soluções existentes é a possibilidade de combinar coleta seletiva com incineradores de resíduos para a produção de energia. Neste artigo são apresentados dados obtidos em um estudo sobre uma firma que gerencia a coleta seletiva e racional de resíduos urbanos (C.S.R. - Consorzio Servizi Rifiuti e ASMT - Azienda Servizi Municipalizzati Tortonesi de Tortona, província de Alessandria) e um incinerador de resíduos (termo-utilizador ou TU) de concepção avançada localizado na cidade de Brescia na Itália. O TU utiliza resíduos urbanos não recicláveis para produzir, através combustão, energia térmica que pode ser utilizada diretamente como forma de aquecimento (teleriscaldamento) ou convertida em energia elétrica
Referências
A2A. http://www.a2a.eu/gruppo/cms/a2a/
ASMT. Azienda Servizi Municipali Tortona. www.asmt.it
BARBOSA, V. Até quando Brasil vai enterrar seus resíduos em lixões?Revista Exame, Editora Abril S.A., 2014.
BRASIL. Lei 12.305 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências,2 de agosto de 2010.
COMUNE DI BRESCIA Settore Ambiente ed Ecologia. Rapporto dell’osservatorio sul funzionamento de Termoutilizzatore di Brescia relativo agli anni 2004-2005 e 2008-2009-2010.
COMUNE DI BRESCIA. Termoutilizzatore. Disponível em:http://www.comune.brescia.it/ Istituzionale/Settori/ambiente+ed+ecologia/termoutilizzatore.htm. Acesso em abril de 2008.
CONSORZIO SERVIZI RIFIUTI. Disponível em: http://www.csrifiuti-noviligure.it/index.php.
ECO DALLE CITTA. Notiziario per l’ambiente urbano e l’ecologia. Disponível em: http://www.ecodallecitta.it/notizie/11406/ecobank-successo-ad-alessandria-per-la-macchina-che-da--2-centesimi-a-bottiglia/ acesso: maio 2015.
EPA - U.S. Environmental Protection Agency. Marine Debris in the North Pacific A Summary of Existing Information and Identification of
Data Gaps. 2011.
MARTIN GMBH, Thermische Abfallbehandlungsanlage. ASM Brescia, Italien - Waste-to-Energy Plant ASM Brescia, Italy. 2007.
OGGI. Revista do Corrieri Della Sera. Por Alessandro Pena. Milão, Janeiro de 2008. P. 26-29.
PARO, A., C., da Costa, F., C., Coelho, S. T. Estudo Comparativo para o tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos: Aterros Sanitários X.
ROBERTS, R., J., Chen, M. Waste incineration— how big is the health risk? A quantitative method to allow comparison with other health risks. Journal of Public Health, Vol. 28, No. 3, pp. 261–266. (doi:10.1093/pubmed/fdl037 Advance Access Publication 25 July 2006).
SISINNO, C., L., S., Moreira, J., C. Avaliação da contaminação e poluição ambiental na área de influência do aterro controlado do Morro do
Céu, Niterói, Brasil. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 12(4):515-523, out-dez, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).