SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO PARA PRODUÇÃO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

Autores

  • Mayara Amin de Lima Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lisiane Ilha Librelotto UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.163-163

Palavras-chave:

Projeto para produção, Racionalização Construtiva, Projeto arquitetônico, Alvenaria estrutural, Edifícios residenciais

Resumo

Devido às alterações de mercado e à introdução de estratégias de racionalização construtiva, novos requisitos foram atribuídos ao projeto, entre eles a necessidade de definição do processo construtivo. O projeto para produção atua como agente de integração entre o produto e o processo de produção, antecipando o como fazer e auxiliando a tomada de decisão antes do momento da execução.

O objetivo principal desta pesquisa é sistematizar o processo de projeto para produção de alvenaria estrutural com blocos de concreto em edifícios residenciais. Trata-se de um estudo de caso aplicado em duas obras de uma construtora do norte do estado de Santa Catarina.

O método deste estudo dividiu-se em quatro etapas: etapa preliminar de pesquisa, diagnóstico, proposição do modelo, aplicação e consolidação. A etapa preliminar de pesquisa consistiu na revisão bibliográfica. O diagnóstico compreendeu a análise da conduta empresarial da construtora, as análises de evidências do estudo de caso (documentação, entrevistas, observação direta e participante), bem como a elaboração e aplicação de check lists de avaliação. A proposta do modelo foi realizada através do método da pesquisa-ação.  A etapa de aplicação e consolidação utilizou, além do método da pesquisa-ação, o método PDCA como forma de retroalimentação do processo.

O modelo de processo de projeto para produção consiste em um fluxo cíclico composto de seis etapas: anteprojeto, detalhamento, análise crítica, implantação e acompanhamento, análise de desempenho e retroalimentação. As etapas possuem documentos de registro e controle a fim de iniciar a estruturação de um Banco de Tecnologia Construtiva na empresa.

A aplicação do modelo na construtora resultou na elaboração dos projetos para produção de sequência de alvenaria estrutural e de colocação de peitoril de janelas. No primeiro caso foram testadas as etapas relacionadas à elaboração do projeto, com foco na racionalização construtiva da alvenaria.

 Foi possível retroalimentar os demais projetos do empreendimento, evidenciando o potencial compatibilizador do projeto para produção. Foram incrementadas melhorias no modelo e este foi aplicado ao segundo caso. Neste, além das etapas de projeto, houve a aplicação do projeto para produção em obra.

Ao longo da implantação e acompanhamento da utilização notou-se que o projeto para produção atuou como complemento às deficiências do projeto arquitetônico. A segunda aplicação evidenciou possibilidades de melhoria no modelo, tais como a necessidade de vinculação das informações aos setores de Qualidade e Assistência Técnica e a criação de indicadores para medição ao longo da implantação, do acompanhamento e da análise de desempenho do projeto.

Como uma contribuição ao conhecimento a presente pesquisa apresenta um modelo de processo de projeto para produção de alvenaria estrutural com blocos de concreto que promove a racionalização construtiva de etapas críticas da obra de edifícios residenciais e gera informações de retroalimentação como subsídios à elaboração de diretrizes de projetos, em especial o projeto arquitetônico.

Biografia do Autor

Mayara Amin de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ

Área de Concentração - Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído

Referências

LIMA, Mayara Amin de. Sistematização do processo de projeto para produção de alvenaria estrutural com blocos de concreto em edifícios residenciais. 2015. 264 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Amin de Lima, M., & Librelotto, L. I. (2017). SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO PARA PRODUÇÃO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS. IX Sustentável, 3(2), 163–163. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.163-163

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>