A SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICA
THE SIMPLIFICATION OF PRODUCTION PROCESSES IN AN AUTOMOBILE INDUSTRY
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n1.89-99Palavras-chave:
Simplificação, Processos, ProduçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais da dissertação de mestrado profissionalizante sobre o desenvolvimento de um método de análise da padronização de componentes empregados na produção dos vários tipos de modelos de veículos para uma indústria automobilística. O método propositivo objetivou a redução da complexidade nos processos da indústria automobilística, frente à tendência crescente do número de peças similares com a mesma função na composição dos veículos decorrente da variação do mix de produtos pelo design. Para realização da pesquisa foram analisadas diversas situações em que a diferenciação do produto implicou o aumento da complexidade dos processos. Como resultados obteve-se um método para simplificação dos processos e o apontamento dos principais benefícios obtidos com a melhoria.
Referências
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 7.ed. BELO HORIZONTE: EDG, 1999. 276p.
COELHO, Carlos Daniel Pinto. A simplificação dos processos de produção e de gestão de materiais diretos na indústria automobilística: Um estudo de caso de uma montadora de veículos. Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, 2013, 105 p. Dissertação de mestrado em Engenharia Ambiental Profissional. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/ bitstream/handle/123456789/106944/318376. pdf?sequence=1> .
DEMING, E., org.Out of Crisis. Cambridge, MIT, 1986.
HUBBARD, Douglas W.. Como Mensurar Qualquer Coisa - Encontrando o Valor do que É Intangível nos Negócios. 1. Ed. Tradução Ebreia de Castro Alves. Qualitymark, 2009. 376p.
LUDKE, M e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
MELLO, Carlos. Métodos Qualitativos: Pesquisa-ação. Aula 11. Disponível na internet por http em: <http://www.carlos.mello.unifei. edu.br/Disciplinas/Mestrado/PCM-10/Slides-Mestrado/Metodologia_Pesquisa_2012-Slide_Aula_11_Mestrado.pdf> Acesso em 11 ago. 2014.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.Revista Auto Esporte. Aceleramos, PRIMEIRA VOLTA. Dodge Dart, Ed. Globo, Junho/2012. P. 46 a 50.
SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna. SILVEIRA, Túlio César Lenzi. Relações entre a customização em massa e o design de produtos industriais. Florianópolis: Sistema e Gestão Revista Eletrônica, 2011. Disponível em: Acesso em 13 ago. 2014 .
SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2. Ed. Tradução Maria Tereza Corrêa de Oliveira, Fábio Alher. Revisão Técnica Henrique Luiz Corrêa. São Paulo: Atlas, 2002. 750p.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14™ edição. São Paulo: Cortez Editora,2005.
WIEMES, Leandro; BALBINOTTI, Giles. A padronização de processo produtivo em uma indústria automobilística: uma análise teórico prática. Gestão e Tecnologia Industrial. Belo Horizonte, mai. 2009. Seção artigos. Disponível na internet por http em: Acesso em: 12 ago. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 MIX Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).