ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM TERRA: FINALIZAÇÃO DO PROTÓTIPO EXPERIMENTAL EM BAMBU DA UFSC

Autores

  • Alexandre Oliveira Vitor
  • Sumara Lisbôa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lisiane Ilha Librelotto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.29-44

Palavras-chave:

Argamassa de revestimento, Terra, Protótipo, Bambu, Bahareque

Resumo

A busca por alternativas de construção menos impactantes ambientalmente é essencial para o desenvolvimento sustentável de uma nação. Nesse sentido, por serem materiais com baixa energia incorporada e comumente encontrados no Brasil, a terra e o bambu se destacam como possíveis alternativas. Utilizando-se do protótipo de edificação modular em estrutura de bambu da UFSC com o intuito de finalizar e dar acabamento, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a aderência e aplicabilidade de diferentes argamassas de revestimento com terra sobre as paredes de bahareque (técnica de construção mista). Foram utilizadas duas camadas de revestimento: emboço, reboco e acabamento final com caiação. Como resultado, observou-se que a categorização do solo a ser utilizado é de extrema importância para a elaboração de argamassas de revestimento com terra.

Biografia do Autor

Alexandre Oliveira Vitor

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Realizou Intercâmbio para França pelo Programa Ciências sem Fronteiras (julho/2015 a julho/2016). Fez parte do projeto de extensão pelo Núcleo de Educação Ambiental da UFSC com financiamento da CAPES (2017-2019). A partir de seu Trabalho de Conclussão de Curso, participou como palestrante na Exposição Internacional do Bambu Ilhabela (2018), redigiu um artigo que foi publicado nos anais do Encontro de Sustentabilidade e Projeto (2019) como também como um capítulo do Livro "Tópicos em Design: Biomimética, Sustentqabilidade e Novos Materiais" (2019). Participou como coautor na escrita de um capítulo do Livro "Bambu : Caminhos para o desenvolvimento sustentável no Brasil" (2019). Atualmente vem desenvolvendo seu segundo artigo que trata da continuação do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Sumara Lisbôa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com desenvolvimento de projetos ecológicos, bioclimática e execução de residencias unifamiliares e centros de visitações além de cursos voltados a bioconstrução e permacultura. Sócia-fundadora das organizações não-governamentais Associação Catarinense do Bambu - BAMBUSC (2005) e Instituto ÇaraKura - IÇARA (2007). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal (PósARQ/UFSC), onde desenvolve pesquisa relacionada aos seguintes temas: Construção Sustentável e Construção com Terra e Bambu. É membro do Grupo de Pesquisa Virtuhab (UFSC).

Lisiane Ilha Librelotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), especialização em Gestão da Qualidade pela UFSM (1997), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999, 2005). Foi professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (1999-2011) e Universidade do Vale do Itajaí (1999-2010) nos cursos de engenharia civil, arquitetura e design. Hoje, é professora Adjunta da UFSC, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Suas atividades englobam as áreas de Tecnologia, Sistemas Construtivos, Gestão,Sustentabilidade e Inovações. Possui (u) projetos de pesquisa e extensão com financiamento do CNPQ,CAPES, FAPESC, CONFEA e MEC/SESU. Possui artigos e livros publicados. Participou de bancas de TCC, especialização, mestrado e doutorado. Orienta trabalhos de TCC, especialização, mestrado e doutorado. È organizadora e idealizadora do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Orienta mestrado e doutorado no PósARQ/UFSC. Orientou mestrado profissionalizante em Engenharia Ambiental UFSC/ICE/FIAT, PPGEA/UFSC, como professora convidada, convênio UFSC/ICE/FIAT. É editora do Periódico Mix Sustentável, líder do Grupo de Pesquisa VIRTUHAB e supervisora do Laboratório de Restauro, Materiais e Técnicas Construtivas Atuais e Retrospectivas - LABRESTAURO/MATEC.

Referências

ASOCIACIÓN COLOMBIANA DE INGENIERÍA SÍSMICA. AIS. 2012. Manual de construcción sismo resistente de viviendas em bahareque encementado. Bogotá: la red de estúdios sociales em prevención de desastres em América Latina, LA RED, 69 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT 1984. NBR 6.459: Norma Brasileira para Solo – Determinação do Limite de Liquidez: terminologia. Rio de Janeiro. 6 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. 1986. NBR 6.457: Norma Brasileira para amostras de solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização: terminologia. Rio de Janeiro. 9 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. 1995. NBR 6.502: Norma Brasileira de Rochas e Solos. Rio de Janeiro. 18 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. 2013. NBR 13.749: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação. Rio de Janeiro. 8 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. 2017. NBR 7.181: Norma Brasileira para Solo – Análise Granulométrica: terminologia. Rio de Janeiro. 13 p.

BEZERRA, Ana Luísa Furquim. As Cores das Fachadas de Edificações Históricas pintadas a cal. Dissertação (Mestrado). Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010. 139 p.

DA PONTE, Maria Manuel Correia Costa. Arquitetura de Terra: o desenho para a durabilidade das construções. Dissertação (Mestrado). Departamento de Arquitetura, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra. Portugal. 2012. 298 p.

GARZÓN, Lucia Esperanza. Un barrio eco-sostenible – diseño modular de construcción mixta con tierra (sistema bahareque pre-fabricado). Proyecto experimental biotécnico 2008. In: Seminário Ibero-americano de Arquitetura e Construção com Terra, 7, Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, 3, 2008, São Luiz. p. 455 – 465.

HAYS, Alain; MATUK, Silvia. Técnicas Mixtas de Construcción com Tierra. PROTERRA. 2003. 350 p.

HIDALGO-LÓPEZ, Oscar. Bamboo the gift of the gods. Bogotá: D´vinni Ltda., 2003. 71 p.

HOUBEN, Hugo; GUILLAUD, Hubert. Traité de construction en terre. Marseille: Parenthèses / CRATerre, 1995. 2. ed., 355 p.

KANAN, Maria Isabel. Manual de Conservação e Intervenção em Argamassas e Revestimentos à Base de Cal. Brasília: Iphan/ Projeto Monumenta, 2008. 172 p.

LISBÔA, Sumara. Painel de Pau a Pique – Bambu e Terra – na Ilha de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado). Programa Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina. 2019. 170p.

MINKE, Gernot. Manual de construcción en tierra. 1ͣ ed. Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad. 2001. 222 p.

NEVES, Célia Maria Martins; FARIA, Obede Borges; ROTONDARO, Rodolfo; CEVALLOS, Patricio S.; HOFFMANN, Márcio Vieira. Seleção de solos e métodos de controle na construção com terra – práticas de campo. Rede Ibero-americana PROTERRA. 2009. Disponível: <http://www.redproterra.org> Acessado: 22 fev. 2019.

NEVES, Célia Maria Martins; FARIA, Obede Borges. Técnicas de Construcción com Tierra. Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista e Rede Ibero-americana PROTERRA. Bauru. 2011. 79p.

OLENDER, Mônica Cristina Henriques Leite. A Técnica do Pau-a-pique: subsídios para sua preservação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2006. 119 p.

REZENDE, Marco Antônio Penido de. Taipa de pilão histórica: roteiro para reconstituição. Arquiteturarevista n° 2, v. 8, 2012: 101 - 107.

TORGAL, Fernando Pacheco; JALALI, Said. 2009. Construção em Terra: algumas considerações sobre a selecção de solos. In: Conferência Engenharia 2009, 10. Covilhã, Portugal, 2009.

VENDRAMI, Julia May; LIBRELOTTO, Lisiane Ilha; DAL SOGLIO, Carolina Rodrigues. Análise de Desempenho Estrutural de Adobe. In: Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, 7, 2018. Rio de Janeiro, 2018.

VITOR, Alexandre. Oliveira. Proposta de Habitação de Interesse Social (HIS) em estrutura de bambu: projeto e construção de um protótipo experimental. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil. UFSC. Florianópolis, 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Vitor, A. O., Lisbôa, S., & Librelotto, L. I. (2020). ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM TERRA: FINALIZAÇÃO DO PROTÓTIPO EXPERIMENTAL EM BAMBU DA UFSC. IX Sustentável, 6(1), 29–44. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.29-44

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>