MAT-SUS - BIBLIOTECA DE MATERIAL PARA LA ENSEÑANZA, LA INVESTIGACIÓN Y LA EXTENSIÓN
MAT-SUS: MATERIAL LIBRARY FOR TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.185-193Palabras clave:
Materiales, Sostenibilidad, Investigación, Enseñanza, ExtensiónResumen
Este artigo mostra ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como foco o uso de
materioteca. O objetivo principal é promover a disseminação do conhecimento de sustentabilidade em
projetos, tendo como ponto de partida o processo de seleção de materiais. Esse artigo apresenta uma
materioteca com um novo conceito, onde além de amostras de materiais e informações técnicas,
apresenta um relatório completo sobre a sustentabilidade econômica, social e ambiental de cada material
(ESA). Ações de extensão complementares incluem o desenvolvimento de HQs, vídeos, modelos e
protótipos. Os resultados iniciais da presente pesquisa demonstraram ser possível fornecer aos projetistas
uma análise da sustentabilidade relativa de cada material em comparação com outros similares,
proporcionando um conjunto muito relevante de informações projetuais.
Citas
AKIN, Fazil; PEDGLEY, Owain. Sample libraries to expedite materials experience for design: A survey
of global provision. Materials & Design, v. 90, p. 1207-1217, 2016. DOI: 10.1016/j.matdes.2015.04.045
ASHBY, Michael; JOHNSON, Kara. Materiais e Design – Arte e Ciência da Seleção de Materiais no
Design de Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2011.
FRADE, J. M. C. B. C. ; LIBRELOTTO, L. I. ; FERROLI, P. C. M. ; LEAL, R. M. F. . Modelagem tridimensional no design: de que forma materiais e técnicas construtivas influenciam no processo criativo?. In: Amilton Arruda; Germana Araújo. (Org.). Design & Narrativas Criativas e Processos de Prototipagem. 1ed.São Paulo: Blucher, 2022, v. 1, p. 131-156.
GIORGI, Claudia De. Materiais para design. Inovação em pesquisa e didática no Politecnico di Torino. In: DE MORAES, D.; IIDA, I.; DIAS, R. A. (Org.). Cadernos de Estudos Avançados: inovação.
Barbacena: EdUEMG, 2012, p. 37-51.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Paulo Cesar Machado Ferroli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).