EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.8-8Resumo
Esta edição da Mix Sustentável é dedicada a publicar os melhores artigos do evento ENSUS 2016 – IV Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Portanto, nada mais justo que a apresentação desta edição, volte-se primeiramente às origens deste evento.
O ENSUS nasceu da vontade real de fazermos algo concreto para promover a discussão da sustentabilidade em nossa região.
Víamos todos os dias, nos jornais, nas revistas, nos programas de TV, notícias sobre a crise ambiental que assolava as regiões, a degradação do meio ambiente, as mudanças no clima, a devastação da floresta Amazônica, a ocupação irregular de áreas e os desastres naturais incidindo em áreas habitadas cada vez com maior intensidade.
Assistíamos aos problemas econômicos, ao desequilíbrio de renda, a marginalidade, a criminalidade. Todos os dias, sem trégua. Às motivações originais persistentes, somam-se, quase 10 anos depois do primeiro evento, às crises atuais. Falar de sustentabilidade é, sobretudo, falar
sobre a ética. Escrevemos este editorial com o peso da sombra de um possível impeachment e de uma série de escândalos de corrupção que assolam, de forma generalizada, a classe política e empresarial brasileira.
Na maioria das vezes nos indignamos, exclamamos apavorados: que horror! Infelizmente, não passamos de meros expectadores, ou no máximo atores coadjuvantes, mudos pela falta de cidadania ou restritos aos protestos nas redes sociais e manifestações públicas. Somos a voz
abafada, silenciosa, que não se faz ouvir.
Através desta revista e do evento que gerou suas publicações, pretendemos mostrar que podemos mudar. Podemos sim ter vez e ter voz. Podemos fazer diferença.
Vamos começar mostrando pessoas que fazem a diferença, pessoas / empresas que criam, que enfrentam os problemas sociais, ambientais e econômicos de formas que vão muito além de palavras vazias. Não aquelas que em vão dão o peixe aos necessitados, mas aquelas que ensinam a pescar! Acreditamos que dar o peixe pode ser relevante até
que se sacie a fome do sujeito. Depois deve-se educar, disseminar o conhecimento e substituir o peixe pela vara de pescar, pelo preparo da isca e pela difusão das técnicas da pesca.
Começamos com pouco, aprendendo, discutindo, questionando. E, desta discussão surge uma rede com pessoas que fazem ou farão a diferença. Que tomam decisões de inserir em seus projetos e em suas empresas, meios de tornar a sustentabilidade algo tangível. Pessoas que tem
ou terão o poder de decidir o que será feito deste mundo e o que nossos filhos herdarão de nós. Prosseguiremos a nossa discussão nos cursos de pós-graduação voltados a área da sustentabilidade e que se fazem presentes nestas publicações. Acima de tudo, tentamos transparecer por
nossas ações na condução deste periódico e na transparência do evento, que a solução para a crise reside na educação e nos valores que são transmitidos a próxima geração.
Desta forma, podemos pensar que os filhos que deixaremos ao nosso mundo, terão mais consciência e equilíbrio em suas ações. Serão éticos e pensarão duas vezes antes de parar em um local proibido ou infringir as regras estabelecidas. Antes sim, serão capazes de questionar tais
regras, quando julgarem-nas inadequadas a fim de criar
uma sociedade melhor e mais flexível.
Gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para o lançamento desta edição: bolsistas, participantes do ENSUS, financiadores e apoiadores do evento e da revista.
Aproveitem, reflitam, para que possamos, juntos, projetar um mundo melhor!!!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).