AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (HIS) ATRAVÉS DA METODOLOGIA MASP-HIS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.107-113Palabras clave:
HIS, sustentabilidade, avaliaçãoResumen
Vários métodos foram desenvolvidos para avaliar projetos e construções sustentáveis. Apesar de existirem iniciativas de selos, etiquetagem, certificações e metodologias de avaliação da sustentabilidade, os critérios adotados priorizam muitas vezes os aspectos ambientais deixando em segundo plano as demais dimensões da sustentabilidade: social e econômica. Em países em desenvolvimento, especialmente, os aspectos econômicos e sociais deveriam ter um destaque maior, uma vez que tem grande impacto na sustentabilidade global. Este trabalho utiliza uma metodologia integrada de avaliação da sustentabilidade no projeto para Habitação de Interesse Social desenvolvida no Brasil, a metodologia MASP-HIS (CARVALHO, 2009). Os resultados alcançados demonstraram que o projeto, mesmo antes dos selos nacionais serem lançados, atende a maioria dos requisitos do método em questão.
Citas
CARVALHO, M. T. (2009.). Metodologia para avaliação da sustentabilidade de habitações de interesse social com foco no projeto. 241p. Doutorado (Tese). Brasília.: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília.
SATTLER, Miguel Aloysio. Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a casa Alvorada e o Centro Experimental de tecnologias habitacionais sustentáveis/ Miguel Aloysio Sattler. — Porto Alegre : ANTAC, 2007. — (Coleção Habitare, 8).
SILVA, V. G. (2000). Avaliação do desempenho ambiental de edifícios. Revista da Qualidade na Construção. São Paulo., 14-22.
SILVA, V. G., & Agopyan, V. (2004). Avaliação de Edifícios no Brasil: SAltando de Avaliação Ambiental para Avaliação de Sustentabilidade. São Paulo: EPUSP.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).