A DIMENSÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE NOVOS PRODUTOS – FORMAÇÃO EDUCACIONAL NO DESIGN INDUSTRIAL

THE ENVIRONMENTAL DIMENSION IN NEW PRODUCTS DESIGN – EDUCATIONAL TRAINING IN INDUSTRIAL DESIGN

Autores

  • Paulo Cesar Machado Ferroli UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Lisiane Ilha Librelotto UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Ana Veronica Pazmino UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Luiza Luciano de Oliveira Picollo UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.29-38

Palavras-chave:

Design de produto e industrial, Métodos de design, Ensino em design

Resumo

O design industrial (produto) foi uma das profissões mais impactadas pelas modificações impostas pela inserção da questão ambiental no projeto. Inicialmente contemplada no chamado eco-design, as atividades de design industrial passaram por ajustes e aprimoramentos. Destes, resulta uma visão ampliada, contemplando a visão moderna de sustentabilidade, em suas dimensões econômica, social e ambiental. O ensino e aplicações acadêmicas do design nas esferas de pesquisa e extensão foram consequentemente alterados, demandando visões complementares em todo processo, incluindo os PPCs dos cursos e necessidades de qualificações do corpo docente. O artigo apresenta modelos de processos de projeto e faz uma reflexão para a necessidade da inserção de questões de sustentabilidade no ensino de projeto.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Machado Ferroli, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) na área de Design de Produto e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor associado III do CCE-DEGR, curso de Design de Produto da UFSC. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Materiais Industriais, Processos de Fabricação e Metodologia de Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, fábricas de subprodutos de origem animal, sustentabilidade em projetos, eco-design. É co-editor da revista MIX Sustentável e co-organizador do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade Aplicada em Projetos. Participa pelo INEP de avaliações de curso.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7269509913517969

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6675-672X

 

Lisiane Ilha Librelotto, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Engenheira Civil pela UFSM (1995), especialista em Gestão da Qualidade pela UFSM (1997), mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC(1999, 2005) e pós-doutora em construção sustentável pelo Instituto Politécnico de Leiria - IPL - ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Leiria, Portugal. Foi professora da UNISUL (1999-2011) e UNIVALI (1999-2010) nos cursos de engenharia civil, arquitetura e design. Hoje, é professora Associada da UFSC, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Suas atividades englobam as áreas de Tecnologia, Sistemas Construtivos, Gestão, Sustentabilidade e Inovações. Possui (u) projetos de pesquisa e extensão com financiamento do CNPQ,CAPES, FAPESC, CONFEA e MEC/SESU. Possui artigos e livros publicados. Participa de bancas de TCC, especialização, mestrado e doutorado. Orienta mestrado e doutorado no PósARQ/UFSC. È organizadora e idealizadora do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade em Projeto.. É editora do Periódico Mix Sustentável, líder do Grupo de Pesquisa VIRTUHAB (CNPq) e supervisora do Laboratório de Restauro, Materiais e Técnicas Construtivas Atuais e Retrospectivas - LABRESTAURO/MATEC. (CNPq). 

LATTES:  http://lattes.cnpq.br/0328950798412598

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3250-7813

Ana Veronica Pazmino, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999); Doutorado em Design pela PUC-RJ (2010). É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Tem experiência na área de design de produto e em Métodos de Projeto, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos de projeto, design social, design ambiental e ensino de design.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9694149439296427

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7669-8650

 

Luiza Luciano de Oliveira Picollo, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Atualmente é bolsista da Universidade Federal de Santa Catarina, graduanda no curso de Design de Produto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1908828035822509

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9589-5139

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Ferroli, P. C. M., Librelotto, L. I., Pazmino, A. V., & Picollo, L. L. de O. (2024). A DIMENSÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE NOVOS PRODUTOS – FORMAÇÃO EDUCACIONAL NO DESIGN INDUSTRIAL: THE ENVIRONMENTAL DIMENSION IN NEW PRODUCTS DESIGN – EDUCATIONAL TRAINING IN INDUSTRIAL DESIGN. IX Sustentável, 10(2), 29–38. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.29-38

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