DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO

Ana Veronica Pazmino, Adriane Shibata dos Santos

Resumo


O artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividade

Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, R. M. de S. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2004.

DEFORGE, Y. Por um Design Ideológico. In: Estudos em Design, volume II, número 1, Rio de Janeiro, 1994.

FONTOURA, A. M. Edade: a educação de crianças e adolescentes através do design. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GILDING, Paul. A grande ruptura: Como a crise climática vai acabar com o consumo e criar um novo mundo. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014.

KOLBERT, Elizabeth. A sexta extinção: Uma história não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

MAIA, Christiane; SCHEIBEL, Maria; URBAN, Ana Claudia. Didática: Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

MARGOLIN, Sylvia, MARGOLIN, Victor. Um Modelo Social de Design: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco 2004, I (julho-dezembro): [Fecha de consulta: 25 de abril de 2016] Disponível en: ISSN 1807-3778

PAPANEK, V. Design para el mundo real: Ecología humana e cambio social. Madrid: Ediciones Blume, 1977.

SILVA FILHO, José Carlos Lázaro et.al. Estudo sobre o Novo Paradigma Ecológico (NPE) no Braisl: medindo a consciência ambiental através da Escala-NEP. In: Anais do XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2016.

SHEDROFF, Nathan. Designis the problem: The future of design must be sustainable. New York: Rosenfeld Media, 2009.

THACKARA, J. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva: Versar, 2008.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 MIX Sustentável



 

Advanced Sciences

 
www.journal-index.org