RESUMO DE TESE: MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL CONSTRUÍDAS COM O SISTEMA LIGHT WOOD FRAME NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.177-178Resumo
Nos últimos anos vem crescendo o uso do sistema construtivo Light Wood Frame (LWF) no sul Brasil, principalmente, para construção de Habitações de Interesse Social (HIS). Assim este trabalho analisou o desempenho técnico-construtivo e as manifestações patológicas ocorrentes nas edificações no sul do Brasil. O método utilizado baseou-se em multimétodos, já consagrados nas áreas de Avaliação Pós-Ocupação (APO), engenharia diagnóstica e restauro das edificações. O método leva em consideração o ponto de vista dos especialistas (arquitetos, construtores e pesquisadores), mas também a satisfação dos usuários, para diagnosticar aspectos a corrigir das habitações estudadas. Foram utilizados procedimentos de inspeção tradicionais e elaboraram-se mapas de danos, ferramentas comuns no restauro de edificações. Os resultados apontam as principais manifestações patológicas ocorrentes nas Habitações de Interesse Social construídas com Light Wood Frame no Sul do Brasil.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).