A SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICA

Carlos Daniel Pinto Coelho, Lisiane Ilha Librelotto

Resumo


Este artigo apresenta os resultados parciais da dissertação de mestrado profissionalizante sobre o desenvolvimento de um método de análise da padronização de componentes empregados na produção dos vários tipos de modelos de veículos para uma indústria automobilística. O método propositivo objetivou a redução da complexidade nos processos da indústria automobilística, frente à tendência crescente do número de peças similares com a mesma função na composição dos veículos decorrente da variação do mix de produtos pelo design. Para realização da pesquisa foram analisadas diversas situações em que a diferenciação do produto implicou o aumento da complexidade dos processos. Como resultados obteve-se um método para simplificação dos processos e o apontamento dos principais benefícios obtidos com a melhoria. 


Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 7.ed. BELO HORIZONTE: EDG, 1999. 276p

COELHO, Carlos Daniel Pinto. A simplificação dos processos de produção e de gestão de materiais diretos na indústria automobilística: Um estudo de caso de uma montadora de veículos. Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, 2013, 105 p. Dissertação de mestrado em Engenharia Ambiental Profissional. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em:

DEMING, E., org.Out of Crisis. Cambridge, MIT, 1986.

HUBBARD, Douglas W.. Como Mensurar Qualquer Coisa - Encontrando o Valor do que É Intangível nos Negócios. 1. Ed. Tradução Ebreia de Castro Alves. Qualitymark, 2009. 376p.

LUDKE, M e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MELLO, Carlos. Métodos Qualitativos: Pesquisa-ação. Aula 11. Disponível na internet por http em: Acesso em 11 ago. 2014

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.Revista Auto Esporte. Aceleramos, PRIMEIRA VOLTA. Dodge Dart, Ed. Globo, Junho/2012. P. 46 a 50.

SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna. SILVEIRA, Túlio César Lenzi. Relações entre a customização em massa e o design de produtos industriais. Florianópolis: Sistema e Gestão Revista Eletrônica, 2011. Disponível na internet por http em: Acesso em 13 ago. 2014

SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2. Ed. Tradução Maria Tereza Corrêa de Oliveira, Fábio Alher. Revisão Técnica Henrique Luiz Corrêa. São Paulo: Atlas, 2002. 750p.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14™ edição. São Paulo: Cortez Editora,2005.

WIEMES, Leandro; BALBINOTTI, Giles. A padronização de processo produtivo em uma indústria automobilística: uma análise teórico prática. Gestão e Tecnologia Industrial. Belo Horizonte, mai. 2009. Seção artigos. Disponível na internet por http em: Acesso em: 12 ago. 2014




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n1.89-99

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 MIX Sustentável