CONTRIBUIÇÃO DO BIM PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA DE EDIFICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.134-146Palavras-chave:
Sustentabilidade Econômica, BIM, ConstruçãoResumo
A sustentabilidade pode ser avaliada em diferentes dimensões, variando em quantidade de desdobramentos conforme o autor, mas no mínimo é caracterizada como social, ambiental e econômica. Apesar da importância do tema sustentabilidade, muitas empresas de construção ainda não adotaram tais práticas pela busca de soluções para os problemas gerados por suas atividades. A tecnologia BIM (Building Information Modelling) desponta no setor como uma importante ferramenta integrando o ciclo de vida de edificações e a avaliação da sustentabilidade. O objetivo deste artigo é determinar a contribuição da tecnologia BIM para avaliação da sustentabilidade econômica de edificações. A metodologia MASP-HIS de autoria da pesquisadora Carvalho (2009) foi utilizada para determinar os parâmetros considerados na sustentabilidade econômica das edificações. Pretende-se levantar e apresentar bibliografias, através de um processo de revisão sistemática, que comprovem a contribuição das ferramentas BIM para a sustentabilidade econômica, conforme definições propostas pela metodologia MASP-HIS. Este conhecimento é importante porque aborda o uso do BIM para obter edificações mais sustentáveis, e busca atender expectativas atuais do mercado da construção.Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1 Elos da construção sustentável
- Figura 2 - Aspectos econômicos da sustentabilidade
- Figura 3 – Ciclo de Vida BIM
- Figura 4 – Variedade de softwares BIM que contribuem com a sustentabilidade econômica de edificações.
- Figura 5 - Processo de modificacao da forma arquitetonica no Dprofiler para obtencao do custo preliminar
- Figura 6 – Modelagem 3D no Revit Architecture 2015 (Student) e quantidades extraídas do modelo.
- Figura 7 – Interface do Tekla BIM Sight - checagem de conflitos do modelo 3D
- Figura 8 – Interface do VICO Office para BIM 5D
- Figura 9 – Interface do YouBIM – Manutenção e Operação da Edificação
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).