DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA CARVOARIA: UM ESTUDO DE CASO

ENVIRONMENTAL ASSESSMENT OF A CHARCOAL PLANT: A CASE STUDY

Autores

  • Genyr Kappler NOSSO_AMBIENTE: soluções_sustentáveis https://orcid.org/0000-0001-7685-633X
  • Carlos Alberto Mendes Moraes UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luís António da Cruz Tarelho UAveiro - Universidade de Aveiro
  • Jéssica Arnhold Secretaria do Meio Ambiente - Prefeitura de Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.102-108

Palavras-chave:

Carvão vegetal, Fornos, Emissões, Meio Ambiente

Resumo

A produção de carvão vegetal é uma atividade tradicional realizada em pequenas propriedades rurais em muitas áreas do estado. É uma atividade tradicional, pois o conhecimento é intergeracional. Além disso, é uma fonte significativa de renda para várias famílias. No entanto, como a produção aumentou junto com a expansão urbana e os métodos de produção mantiveram-se rudimentares, estão causando tensões e problemas de saúde. Como exemplo, os fornos tradicionais geram em média 600 kg de vapores de pirólise por dia, o que dificulta a remoção dos vapores com uma filtragem simples. Foram feitos esforços empíricos para reduzir os impactos negativos, como a combinação de queimadores nos fornos, embora com resultados limitados. Portanto, a compreensão científica do processo é necessária para que as ações projetadas sejam executadas. Este trabalho procura contribuir para a identificação dos aspectos ambientais mais significativos e permite a estruturação de um plano de ação para reduzir os impactos da produção de carvão vegetal. O trabalho exposto é um estudo de caso realizado em uma carvoaria na cidade de Ivoti, no Estado do Rio Grande do Sul. 

Biografia do Autor

Genyr Kappler, NOSSO_AMBIENTE: soluções_sustentáveis

Doutorado pelo PPG Engenharia Civil pela Unisinos com pesquisa em aproveitamento de biomassa por meio da pirólise. Produção de materiais e recuperação de energia.

Possui mestrado em engenharia mecânica  com concentração em energias renováveis pela Unisinos e graduação em gestão ambiental realizado em estudo sanduíche pelas universodades Feevale-BR, UTA-FI e TAMK-FI.

É proprietário da empresa Nosso Ambiente soluções sustentáveis e presta seriços de pesquisa e consultoria ambiental. 

Trabalha como especialista em pesquisa operacional na BSBios energias renováveis.

Carlos Alberto Mendes Moraes, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor doutor.

Luís António da Cruz Tarelho, UAveiro - Universidade de Aveiro

Professor, doutor. 

Jéssica Arnhold, Secretaria do Meio Ambiente - Prefeitura de Ivoti

Funcionária pública prefeitura. 

Referências

BARROS, Leandro Penedo; DELGROSSI, Manzoni Talita. Carvão Vegetal. 2017. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000gc6fompl02wx5ok01dx9lc67w62o0.html>. Acesso em: 9 mar. 2020.

BETHONICO, Maria Bárbara de Magalhães. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL NO NORTE DE MINAS GERAIS: O CASO DE MONTEZUMA. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL MESTRADO E DOUTORADO SANTA CRUZ DO SUL, RS – BRASIL - 28 SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO. 2005, Anais... [s.l: s.n.]

BRITO, José O. et al. Produção de carvão vegetal no brasil e o atual estágio das tecnologias para aproveitamento dos gases do processo. 2012. Disponível em: <https://www.agroolhar.com.br/noticias/exibir.asp?id=15435&noticia=producao-de-carvao-vegetal-no-brasil-e-o-atual-estagio-das-tecnologias-para-aproveitamento-dos-gases-do-processo>. Acesso em: 10 mar. 2020.

CUNHA, Flávio; DA SILVA, Laureano. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL ANÁLISE ECONÔMICA DA CADEIA PRODUTIVA DO CARVÃO VEGETAL EM MUNICÍPIOS DO VALE DO TAQUARI E CAÍ, RS DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. [s.l: s.n.].

Ivoti. 2020. Disponível em: <http://www.ivoti.rs.gov.br/dados-gerais>. Acesso em: 17 mar. 2020.

KAPPLER, Genyr. VALORIZAÇÃO DE AGRORRESÍDUOS POR MEIO DA PIRÓLISE NA PRODUÇÃO DE BIOCHAR. Tese do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Maio de 2021.

Produção de carvão vegetal é alternativa de renda ao agricultor familiar. [s.d.]. Disponível em: <https://afubra.com.br/noticias/7042/producao-de-carvao-vegetal-e-alternativa-de-renda-ao-agricultor-familiar.html>. Acesso em: 9 mar. 2020.

RODRIGUES, Thaís Isabel. Diagnóstico Ambiental Da Produção De Carvão Vegetal No Município De Tabaí – Rs Diagnóstico Ambiental Da Produção De Carvão Vegetal No Município De Tabaí – Rs. Univates, [s. l.], v. 3, p. 1–20, 2016.

SOUZA, Rafael Machado De et al. Sintomas respiratórios em trabalhadores de carvoarias nos municípios de Lindolfo Collor, Ivoti e Presidente Lucena, RS. Jornal Brasileiro de Pneumologia, [s. l.], v. 36, n. 2, p. 210–217, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000200009&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2020

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Kappler, G., Moraes, C. A. M., Tarelho, L. A. da C., & Arnhold, J. (2022). DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA CARVOARIA: UM ESTUDO DE CASO: ENVIRONMENTAL ASSESSMENT OF A CHARCOAL PLANT: A CASE STUDY. IX Sustentável, 9(1), 102–108. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.102-108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)