ENSINO DE SUSTENTABILIDADE - A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DAS HORTAS ESCOLARES

TEACHING SUSTAINABILITY: THE PEDAGOGICAL FUNCTIONS OF SCHOOL GARDENS

Autores

  • Lia Paletta Benatti UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n5.111-121

Palavras-chave:

Hortas escolares, Sustentabilidade, Educação, Design, Cultivo

Resumo

Este artigo explora o papel das hortas escolares como ferramentas pedagógicas, focando em seu potencial além da mera provisão de alimentos. Nas escolas visitadas, as hortas não têm o objetivo de suprir as necessidades alimentares devido ao espaço de cultivo limitado em relação à população estudantil. No entanto, oferecem oportunidades para diversas atividades educacionais, incluindo agroecologia e educação ambiental, dependendo da disposição dos educadores em integrá-los a várias disciplinas. Apesar dos desafios logísticos, como a aquisição de recursos e a integração interdisciplinar, as hortas contribuem para promover hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes, funcionários e corpo docente. A gestão eficaz das hortas permanece crucial, com professores individuais frequentemente assumindo a responsabilidade. Além disso, o artigo explora o potencial inovador do design ao conceber hortas como catalisadoras de experiências terapêuticas, sociais e de construção do conhecimento. Um quadro proposto orienta a aplicação prática e a avaliação dos resultados, enfatizando considerações como o significado das atividades, a natureza experiencial, a facilitação da interação social, a geração de conhecimento e o apelo estético. Em última análise, ao abordar esses aspectos, os educadores podem desenvolver projetos que ressoem emocional e culturalmente, produzindo resultados duradouros e significativos.

Biografia do Autor

Lia Paletta Benatti, UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Designer de Produto, formada pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Design na linha de materiais, tecnologia e processos com pesquisa sobre o design de Biojoias. Doutora em Design na linha de cultura, gestão e processos em design com pesquisa sobre o cultivo doméstico de plantas nos ambientes urbanos. Ambos os títulos pela ED-UEMG.Professora adjunta do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, atual coordenadora do curso de Bacharelado em Design. Líder do Grupo de Estudos em Design e suas Interseções Práticas (GEDIP) atuando em projetos de extensão e pesquisas em diversas áreas do design com foco em expressão e representação gráfica, tecnologia e prática do design aliado às ciências. 

LATTES:  http://lattes.cnpq.br/2222051807397224

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1628-9585

Referências

ARAÚJO, J.aqueline Cerqueira de; FERRAZ, Mariana Sell de Miranda; SPOLAOR, Fernanda Antunes; RODRIGUES, Angélica Cosenza. Mapeando as hortas escolares na rede pública estadual de Juiz de Fora, MG. IX EPEA Encontro Pesquisa em Educação Ambiental – UFJF. Available in http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0195.pdf Access: 21/11/2019.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. Blucher, São Paulo, 2011.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. Cosac Naify, São Paulo, 2012.

CUNHA, Antonielle Pinheiro da. Projetos de hortas escolares e debate agroecológico em pernambuco e no contexto latinoamericano. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 121-133, jul./dez. 2015. Available in: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/548 Access in: 21/11/2019.

DEL GAUDIO C. Os desafios para o design no âmbito social e as perspectivas futuras: o conceito de infraestruturação e a redefinição do papel do designer. In: Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. Blucher, São Paulo, 2017. Available in: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/06-20541 Access in: 25/07/2018.

FERNANDES GW [et al.] Cerrado: em busca de soluções sustentáveis. Vertente produções artísticas, Rio de Janeiro, 2018.

HARTSON R, PYLA PS. The UX Book: Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience. Elsevier, Walthan, 2012.

KELLERT SR. Introduction. In.: KELLERT SR.; WILSON EO. The Biophilia Hypothesis. Island Press, Washington, 1993.

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Pedagogia montessoriana: ensaio de individualização do ensino. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, mai.2010. Available in: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639787/7350 Access in: 10/10/2019.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação para gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 87-155. Available in: http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/Publica%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%B5es_da_COEDU/Referencial_Te%C3%83%C2%B3rico/Educa%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o_para_a_gest%C3%83%C2%A3o_ambiental.pdf Access in: 19/09/2018.

LIDWELL W.; HOLDEN K.; BUTLER J. Princípios universais do design. Bookman, Porto Alegre, 2010.

LIMA, Geyse Maria Machado, CONDE SOBRINHO, Wilson Amaro Moreira; SOUZA JUNIOR; José Itabirici. Educação ambiental e implantação de horta escolar. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, may 2016. Available in: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20067 Access in: 10/10/2019.

MELO, João Siqueira de. Horta escolar, cultivar é educar. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 1, jan./abr. 2019. Available in: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10776. Access in: 20/11/2019.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Cardápios da alimentação escolar: educação básica. 2014. Available in: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/CARDAPIO%20EDUCACAO%20BASICA%202014.pdf Access in: 08/02/2019.

NORMAN, Donald. Emotional design: why we love (or hate) everyday things. Basic Books, New York, 2004.

NUNES LR. Trajetórias formativas docentes: o que significam professoras em diálogos cogenerativos sobre hortas escolares. Dissertação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. Available in: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10844/1/leticiariguettonunes.pdf Access in: 21/11/2019.

OLIVEIRA, Juliana Munaretti de; CINTRÃO, Janaína F.F. Violência escolar e horta comunitária: a educação ambiental enquanto agente de socialização. Revista Uniara, n.15, 2004. Available in: http://www.revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/311 Access in: 20/11/2019.

PAULA, Cássia Andrada de; BENEDETTI, Ana Caroline Paim. A inserção de ideias verdes em contexto escolar e sua influência na formação de cidadãos. RELACult, V. 04, edição especial, nov., 2018, artigo nº 1019. Available in: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1019 Access in: 20/11/2019.

PINTO, Laura de Souza Cota Carvalho Silva. Design, alimento e negócio: o caso De-Lá, um empório em busca da valorização do território brasileiro. In: Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.

SACI. Escola Internacional Saci. Horta e pomar. Available in: http://www.escolasaci.com.br/pt/ensino/nossos-espacos Access in: 08/02/2019.

SANTOS, Maria Jeane Dantas dos; AZEVEDO, Thiago Anderson Oliveira de; FREIRE, José Lucínio de Oliveira; ARNAUD, Débora Karenine Lacerda; REIS, Francisca Lígia Aurélio Mesquita. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. HOLOS, Ano 30, Vol. 4, 2014. Available in: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1705 Access in: 20/11/2019.

SECOMANDI, Fernando. Design e as Interfaces de serviço. Estudos em Design, Rio de Janeiro: v. 23, nº. 1 [2015]. Available in: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/197/174 Access in: 20/11/2019.

SOUZA, Paulo Henrique de; CARVALHO, Núbia Patielle Assis; SOUZA, Marta João Francisco Silva. Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar em uma abordagem investigativa: a horta escolar no contexto. ESPAÇO PEDAGÓGICO v. 25, n. 2, Passo Fundo, p. 322-338, maio/ago. 2018. Available in: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8167 Access in: 20/11/2019.

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Benatti, L. P. (2024). ENSINO DE SUSTENTABILIDADE - A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DAS HORTAS ESCOLARES: TEACHING SUSTAINABILITY: THE PEDAGOGICAL FUNCTIONS OF SCHOOL GARDENS. IX Sustentável, 10(5), 111–121. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n5.111-121

Edição

Seção

Científica