INTEGRAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.37-43Palavras-chave:
Sustentabilidade, Construção Civil, Energia Solar Térmica, Meio AmbienteResumo
O presente trabalho apresenta o conceito sustentabilidade na construção civil, onde a indústria da construção, principalmente o setor de edificações, apresenta uma elevada interligação com ambiente, sociedade e economia. A energia assume um papel importante no mundo, onde a maioria da nossa energia procede de combustíveis fósseis, essas reservas são limitadas e, a exploração dos mesmos se torna insustentáveis. Com o aumento do consumo de energia nos últimos tempos, principalmente em países desenvolvidos, em grande parte no setor doméstico, tem aumentado a dependência dos combustíveis fósseis, crescendo assim a necessidade de se apostar em energias alternativas, uma das alternativas é a da energia solar térmica. Portanto, este trabalho tem como principal objetivo o atual panorama da energia solar térmica para aquecimento de águas, além de relatar os tipos de sistemas solares para aquecimento de água, identificando suas funções e funcionamentos. Sendo os mais utilizados para energia solar térmica os coletores abertos, fechados e com tubos evacuados.
Referências
ARAÚJO, M. A.. A moderna construção sustentável. Disponível em: <http://www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf> Acesso em 30 jun. 2016.
AZEVEDO, R. M. Energia e Meio Ambiente: Uma alternativa sustentável – Energia solar térmica. Relatório final de iniciação científica. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, 2010.
CASTANHEIRA, L. F. C. O planejamento energético urbano e o desenvolvimento sustentável. Dissertação (mestrado) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto. Porto, 2002.
CHEN, B. Manual técnico para projeto e construção de sistemas de aquecimento solar & gás natura. Sistemas de Aquecimento de Água para Edifícios através da associação Solar & Gás Natural. Março, 2011.
DASOL. Departamento Nacional de Energia Solar Térmica – Principio de funcionamento. Disponível em: <http://www.dasolabrava.org.br/informacoes/principio-de-funcionamento/ > Acesso em 06 de julho de 2016.
ECYCLE. Aquecimento solar de água: entenda variações e funcionalidades dos tipos de sistema. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/69-energia/3510.html> Acesso em 07 de julho de 2016.
ENERGIAS RENOVÁVEIS. Tecnologias: Coletores Solares Térmicos. Disponível em : <http://energiasrenovaveis.com/DetalheConceitos.asp?ID_conteudo=41&ID_area=8&ID_sub_area=26 > Acesso em 06 de julho de 2016.
FERRO, R. Residências consomem 72% de energia solar gerada no país. 2010. Disponível em: <http://cbcsnoticias.blogspot.com.br/2010/07/residencias-consomem-72-de-energia.html> Acesso em 30 jun. 2016.
GREEN, E. Energia Solar Térmica. Março de 2011. Disponível em: <http://vazuerra.blogspot.com.br/2011/03/energia-solar-termica.html> Acesso em 07 de julho de 2016.
HELIOTEK. Casas – Projetos Residenciais e Comerciais. Disponível em: <http://www.heliotek.com.br/Cases/Projetos-Residenciais-e-Comerciais/> Acesso em 06 de julho de 2016.
ISOLDI, R.; SATTLER, M. A.; GUTIERREZ, E.. Tecnologias inovadoras visando a sustentabilidade: um estudo sobre inovação, técnica, tecnologia e sustentabilidade em arquitetura e construção. Universidade Federal de Pelotas, 2009. Disponível em < http://www2.ufpel.edu.br/faurb/prograu/documentos/artigo3-sustentabilidade.pdf> Acesso em 04 de jul. 2016.
MADEIRA, A. S. G. Integração de painéis solares térmicos soluções de pós-construção. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa 2010.
MUND, L. F. Análise da viabilidade técnica e econômica de coletores solares para aquecimento de água em residências. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel) em Engenharia Mecânica – Faculdade Horizontina. Horizontina, 2014.
NEOSOLAR. Energia Solar – Porta São Francisco. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-solar/energia-solar.php> Acesso em 06 de julho de 2016.
QUALISOL. Energia Solar – Aquecimento Solar Plano. Disponível no <http://www.qualisol.eng.br/#!aquecedor-solar-plano/c1hbt > Acesso em 06 de julho de 2016.
REDE BRASIL. Noções iniciais sobre aquecimento solar. Rede Brasil de Capacitação em Aquecimento Solar
RINNAI. Manual do Usuário – Coletor Solar com Tubo a Vácuo. Disponível em: <http://www.rinnai.com.br/uploads/manual/117.pdf> Acesso em 06 de julho de 2016.
RINNAI. Sistema de Aquecimento Solar (SAS) – Manual de Instalações. Disponível em: <http://www.rinnai.com.br/uploads/manual/158.pdf> Acesso em 07 de julho de 2016.
ULTRASOLAR. Manual do usuário – Coletor solar com tubo a vácuo. Disponível em: <http://www.novacell.com.br/imagens/catalogos/Manual-VIVA03.pdf > Acesso em 06 de julho de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).