AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E AMBIENTAIS DE CONCRETOS COM ALTOS TEORES DE FILER CALCÁRIO E CINZA VOLANTE
ASSESSMENT OF THE MECHANICAL AND ENVIRONMENTAL PROPERTIES OF CONCRETES WITH HIGH LEVELS OF LIME FILLER AND FLY ASH
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n3.195-211Palavras-chave:
Sustainability; High strength concrete; Limestone filler; Fly ash; high strength concrete.Resumo
O presente artigo avalia a possibilidade de produção de Concreto de Alta Resistência (CAR) com a substituição de cimento Portland (CP) por teores elevados de fíler calcário (FC), em misturas binárias e ternária com cinza volante (CV), em proporções de 50% a 80%, com o propósito de diminuir as emanações de CO2 durante sua fabricação. Foram estudadas a resistência à compressão axial, a emissão de CO2 dos materiais constituintes e o custo por m3 de concreto, com vistas à redução do impacto ambiental. Foi possível a elaboração de CAR com elevados teores de FC e CV e reduzidos teores água/ligante (a/l = 0,25), através do empacotamento de partículas e da utilização de aditivo superplastificante, com uma trabalhabilidade de 100±20 mm. Obteve-se concretos com resistência à compressão axial de 51,8 MPa, a 91 dias, com 77 kgCO2/m3 de concreto, onde 80% do CP foi substituído por 70% de FC e 10% de CV, com o uso de apenas 97 kg/m3 de CP (87 kg.m-3 de clínquer) e 104 L/m3 de água. Este trabalho mostra que é possível obter-se CAR com fck de até 80 MPa e baixas emissões de CO2, com o emprego de elevados teores de adições minerais.
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