METODOLOGIA PARA INCLUSÃO DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN DE PRODUTO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.81-94Keywords:
Metodologia, Graduação em design, projeto, design para a sustentabilidade, Life cycle design.Abstract
O presente artigo expõe a utilização de uma metodologia específica para a inclusão do conceito de Life Cycle Design no primeiro período do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande. A experimentação foi dividida em três etapas: exercícios para completar desafios, estudos de sistemas funcionais e desenvolvimento de produto com abordagem sustentável. Cada etapa seguiu um propósito pré-definido que culminou ao final do período com objetos confeccionados em papelão corrugado, com características de DO IT YOURSELF, montado sem uso de cola ou outros elementos estruturantes.References
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. 1 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. 366 p.
MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p.
KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Editora Senac são Paulo, 2009. 193 p.
SANTOS, Aguinaldo dos; LOPES, Camila S. D; SAMPAIO, Claudio P; TREIN, Fabiano A; CHAVES, Liliane; Lisiane, LIBRELOTTO; FERROLI, Paulo Cesar; LEPRE, Priscila; ENGLER, suzana; Martins, Viviane. Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental. Curitiba: Insight, 2018. 183 p.
VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2010. 342 p.
PAZMINO, Ana Veronica; SANTOS, Adriane Shibata. Design e sustentabilidade: necessidade de quebra de paradigma no ensino. Mix sustentável (impresso), v.3, n.1, 2017. p. 10-16.
CALEGARI, Eliana Paula; OLIVEIRA, Branca Freitas de. A sustentabilidade no ensino de design em instituições federais de ensino superior no Brasil. Mix sustentável (impresso), v.3, n.1, 2017. p. 109-118.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Commons Copyright Notice
Attribution 4.0 International