ESTÉTICA DA SUSTENTABILIDADE: O VALOR AMBIENTAL PERCEBIDO ATRAVÉS DOS ASPECTOS VISUAIS DO PRODUTO

Thamyres Oliveira Clementino, Amilton José Vieira de Arruda, Itamar Ferreira da Silva

Resumo


O presente artigo expõe uma discussão sobre a estética da sustentabilidade aplicada em produtos industriais como forma de comunicar aos consumidores o valor ambiental agregado. Aborda a percepção do público como recurso para investigar quais e como os aspectos visuais estéticos podem ser adotados para caracterizar produtos ecologicamente corretos, por meio da estética empírica. Nesta perspectiva, apresenta uma breve revisão de literatura, contextualizando a estética do objeto e a atual conjuntura do debate sobre a estética da sustentabilidade em produtos industriais. Por fim, apresenta o resultado de uma revisão sistemática que objetivou levantar trabalhos com foco nos aspectos visuais estéticos associados ao valor ambiental agregado, com a finalidade de expor dados comprovados e aplicáveis no âmbito projetual.


Palavras-chave


Design de produto; sustentabilidade; estética.

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DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.123-138

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