ESTRATÉGIAS DE ECOINFORMAÇÃO PRESENTES EM EMBALAGENS BRASILEIRAS VOLTADAS PARA O PÚBLICO INFANTIL

ECOINFORMATION STRATEGIES PRESENT IN BRAZILIAN PACKAGING FOR CHILDREN

Autores

  • Thamyres Oliveira Clementino UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Maria Isabella Barbosa de Medeiros UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Adriano Ramos dos Santos UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.47-61

Palavras-chave:

Design de embalagem, Ecoinformação, Design para o comportamento sustentável, Promoção da educação em sustentabilidade

Resumo

O presente artigo objetivou investigar como o design de embalagem vem trabalhando a ecoinformação com foco no público infantil, bem como se as estratégias verbais e não verbais utilizadas estão alinhadas às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade. A pesquisa relatada neste artigo tem viés exploratório e consistiu em três fases, sendo inicialmente realizado um estudo de campo em 7 supermercados para coleta e registro de embalagens contendo ecoinformação com foco no público infantil, seguido pelo tratamento dos dados a partir da localização e ênfase das ecoinformações nas superfícies das embalagens e por fim, foi conduzida uma análise a partir do instrumento proposto pelo grupo de pesquisa a fim de relacionar as ecoinformações às diretrizes para promoção de educação sustentável. Os resultados apresentados expuseram a relação das estratégias verbais e não-verbais adotadas no design de embalagem voltadas ao público infantil às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade, enfatizando a embalagem como veículo para difusão de ecoinformação e sua contribuição para a mudança de hábitos no contexto infantil.



 

Biografia do Autor

Thamyres Oliveira Clementino, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Designer, doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e mestra em Design pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é professora do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, ministrando disciplinas na graduação e pós-graduação em Design de Produto. Atua como pesquisadora com interesse nas áreas de Design para a Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica; Sistema de Produto+Serviço Sustentável - SPSS; Design para promoção da educação em sustentabilidade. Estética da sustentabilidade. Ergonomia Cognitiva com foco na Percepção estética - Estética empírica e Estética do objeto. Qualidade visual percebida.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7207288359171040

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1323-2831

Maria Isabella Barbosa de Medeiros, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduanda do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande desde o ano de 2020. Cursou ensino médio e técnico em Administração na Escola Estadual de Ensino Médio e Educ. Profissional Dr. Elpídio de Almeida (2018), possui intercâmbio de um semestre letivo no segundo ano no ensino médio no Canadá pelo programa Gira Mundo, oferecido pelo Governo da Paraíba.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1566448960744875

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-3165-0136

Adriano Ramos dos Santos, UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduando em Design.

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-4013-4003

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Clementino, T. O., Barbosa de Medeiros, M. I., & Ramos dos Santos, A. (2024). ESTRATÉGIAS DE ECOINFORMAÇÃO PRESENTES EM EMBALAGENS BRASILEIRAS VOLTADAS PARA O PÚBLICO INFANTIL: ECOINFORMATION STRATEGIES PRESENT IN BRAZILIAN PACKAGING FOR CHILDREN. IX Sustentável, 10(4), 47–61. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.47-61