ESTRATÉGIAS DE ECOINFORMAÇÃO PRESENTES EM EMBALAGENS BRASILEIRAS VOLTADAS PARA O PÚBLICO INFANTIL
ECOINFORMATION STRATEGIES PRESENT IN BRAZILIAN PACKAGING FOR CHILDREN
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.47-61Palavras-chave:
Design de embalagem, Ecoinformação, Design para o comportamento sustentável, Promoção da educação em sustentabilidadeResumo
O presente artigo objetivou investigar como o design de embalagem vem trabalhando a ecoinformação com foco no público infantil, bem como se as estratégias verbais e não verbais utilizadas estão alinhadas às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade. A pesquisa relatada neste artigo tem viés exploratório e consistiu em três fases, sendo inicialmente realizado um estudo de campo em 7 supermercados para coleta e registro de embalagens contendo ecoinformação com foco no público infantil, seguido pelo tratamento dos dados a partir da localização e ênfase das ecoinformações nas superfícies das embalagens e por fim, foi conduzida uma análise a partir do instrumento proposto pelo grupo de pesquisa a fim de relacionar as ecoinformações às diretrizes para promoção de educação sustentável. Os resultados apresentados expuseram a relação das estratégias verbais e não-verbais adotadas no design de embalagem voltadas ao público infantil às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade, enfatizando a embalagem como veículo para difusão de ecoinformação e sua contribuição para a mudança de hábitos no contexto infantil.
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