DESIGN & O VIR A SER: FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO E ECOLOGIA ORIENTADOS PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.135-143Keywords:
Design, Educação, Ecologia.Abstract
O artigo visa aprofundar conceitos relacionados a educação, ecologia e design no intuito de fundamentar ações educacionais e de capacitação profissional conduzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille) por meio dos projetos ETHOS (Design e relações de uso), ÍRIS (A imagem fotográfica e as ferramentas de concepção e desenvolvimento de projetos de artefatos tridimensionais), RE-CRIAR (As dimensões criativas do design para a sustentabilidade), e, DESUS (Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social) que atuam em colaboração por meio dos grupos HOMERO#3D (orientado para aspectos cognitivos e necessidades de pessoas cegas) e LECid (Laboratório de Estudos em Design Cidade). A metodologia considerou a revisão de abordagens ecológicas e educacionais (conectadas com os objetivos da discussão). Os resultados apontam para a integração dos processos do design e da educação como estratégia de preparação e auto-educação dos cidadãos para a cultura do cuidado, bem como, o potencial do design como agente da transformação requerida para a manutenção da vida e para o estabelecimento de consensos (ideacionais e comportamentais) que propiciem uma cultura material mais adequada em termos ecológicos (não apenas para a vida humana mas a biodiversidade).
References
BOFF, Leonardo. O Cuidado Necessário - Na Vida, na Saúde, na Educação, na Ecologia, na Ética e na Espiritualidade. Petrópolis : Vozes. 2012.
BARNET, Andrea. Visionary Women: How Rachel Carson, Jane Jacobs, Jane Goodall, and Alice Waters Changed our World. Harper Collins : 2018.
CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier. A Visão Sistêmica da Vida : Uma Concepção Unificada e suas Implicações Filosóficas, Políticas, Sociais e Econômicas. São Paulo : Cultrix. 2014.
CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes. Projeto RE-CRIAR - As dimensões criativas do design para a sustentabilidade. Joinville : Univille. 2017.
CARSON, Rachel. Sob o Mar e Vento. São Paulo. Gaia. 2010.
CARSON, Rachel. O Mar que nos cerca. São Paulo. Gaia. 2010.
CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo. Gaia. 2010.
COSTA M. S. P. (1). Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, 7(13), 2001, pp. 305-320. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2914
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The Evolving Self - A Psychology for the Third Millennium. HaperPerennial. SD.
CROSS, Nigel. Desenhante – Pensador do Desenho. Santa Maria : sCHDs. 2004.
EVERLING, Marli Teresinha. Projeto ETHOS - Design & Relações de Uso. Joinville : Univille. 2017.
EVERLING, Marli T.; GODGIG, Amanda, SOUZA, Amanda; AZEVEDO Beatriz; MUNHOZ, Camila. Design & ‘Vir-a-Ser’: Abordagens Participativas em Contextos Urbano-Sociais. In: Mix Sustentável (edição especial VII ENSUS). v. 5, n. 2 (2019).
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia - saberes necessários a prática educativa. 12º impressão. São Paulo : Terra e Paz. 1999.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Esperança. São Paulo : Terra e Paz. 2014.
GEHL, Jan. Cidades para Pessoas. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2013.
HARARI, Yuval Noah.Homo Sapiens: Uma breve história da humanidade..Porto Alegre: LPM, 2014.
JACOBS, Jane, Morte e Vida e Grandes Cidades. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
MANZINI, Ezio. Download do Material Didático das palestras. 2014. Disponível em http://www.ufrgs.br/ped2014/php/index.php. Acesso em 29 jun. 2018.
MARGOLIN, Victor. A Política do Artificial - Ensaios e Estudos Sobre Design. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira. 2014.
SANDERS, Elizabeth B.-N. From user-centered to participatory design approaches. In: FRASCARA, J. (Ed). Design and the social sciences, Taylor & Francis Books Limited, 2002.
SANDERS, Elizabeth B.-N; STAPPERS, Piter Jan. Probes, toolkits and prototypes: three approachesto making in codesigning. 2014. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15710882.2014.888183?journalCode=ncdn20. Acesso em 16 jul. 2018.
SANDERS; Elizabeth B.; STAPPERS Pieter Jan. Co-creation and the new landscapes of design. 2008. Disponível em http://www.maketools.com/articlespapers/CoCreation_Sanders_Stappers_08_preprint.pdf. Acesso em 17 jul. 2018.
SETHI, Kiran. Design for Change. Disponível em www.dfcworld.com. Acesso em 29 mai. 2018.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aaprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOBRAL, João Eduardo Chagas; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; EVERLING, Marli Teresinha; ‘Ver com as Mãos’: A Tecnologia 3d Como Recurso Educativo Para Pessoas Cegas. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015. p. 1327-1335.
SOBRAL, João Eduardo Chagas; EVERLING, Marli Teresinha; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; Ver com as mãos e dar à luz um mundo: a Tecnologia 3D e suas possibilidades cognitivas para pessoas cegas. In: Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación Nº83. Pp. pp. 179-192
SOBRAL, João Eduardo Chagas; EVERLING, Marli Teresinha; CAVALCANTI, Anna Luiza Moraes de Sá; Ações Estratégicas para Translação de Conhecimento entre Academia e Sociedade: um estudo de caso no âmbito do PPGDesign da Univille. Submetido e aprovado ao periódico Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación (em vias de publicação.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Commons Copyright Notice
Attribution 4.0 International